Ranking

Nokia é a marca mais durável e confiável de smartphones Android, aponta estudo

Foram analisadas as “atualizações de segurança, atualizações de software, qualidade da construção e recomendação para uso corporativo” na pesquisa

Qui, 29/10/20 - 15h30
audima

Em relatório divulgado nessa terça-feira (27), a consultoria Counterpoint Research, especializada em tecnologia, indica que celulares da Nokia são os mais “confiáveis e duradouros” com Android.

A empresa finlandesa voltou há poucos anos ao mercado após a Microsoft vendê-la para a HMD Global em 2016, após o fracasso da plataforma de "Windows Phone".

A nova gestora é formada por ex-executivos da Nokia "original", que dominava o cenário de telefones móveis antes de 2007, quando o lançamento iPhone instaurou uma nova era de celulares inteligentes.

No Brasil, a marca retornou ao mercado de smartphones em março deste ano. 

O relatório aponta que a empresa, dentre as fabricantes de celulares com Android pesquisadas, foi a mais veloz em atualizações do sistema e de segurança, e que os aparelhos têm construção de hardware mais durável, acima da média.

Em parte, a rapidez nas atualizações ocorre por parceria entre a Nokia e a Google no projeto “Google One”, que visa ajudar marcas a manterem os aparelhos nas versões mais recentes do sistema operacional. 

Foram analisadas as “atualizações de segurança, atualizações de software, qualidade da construção e recomendação para uso corporativo” na pesquisa. Nas duas primeiras categorias a Nokia teve 100% de atualização nos 20 modelos disponíveis no portfolio da empresa atualmente, lançados entre 2019 e 2020. 

Em segundo lugar, ficou a chinesa OnePlus – empresa-irmã da gigante asiática Oppo focada em smartphones com alto desempenho e bom custo benefício. A marca não atua oficialmente no Brasil.

Completando o pódio, a Samsung ocupa a terceira posição, com 89% de atualização nos dispositivos, seguida pela Realme, em quarto, com 73% e a Xiaomi, em quinto, com 68%. 

Levando em consideração as atualizações de segurança – que costumam ser mensais, mesmo que não haja mudança no sistema operacional – Nokia e OnePlus continuam em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Contudo, a terceira posição foi para a Motorola, da Lenovo, que tem 83% do catálogo atualizado. A Samsung tem 22% de seus smartphones atualizados mensalmente, conforme a pesquisa. 

No ranking geral, que considera os quatro pilares supracitados, a Nokia foi novamente campeã, com 85 pontos, e lidera em todos os quesitos pesquisados. Em seguida, há a OnePlus, com 80 pontos, e a Samsung, com 72. 

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
LEIA MAIS
Balanço
Situação
Oportunidade
Imposto
Tesouro Nacional
Descontos
Decisão
Projeções
Processos judiciais
Sem garrafa