Economia

Número de campanhas para recall bate recorde no Brasil em 2014

No topo da lista, com maior número de convocações, estão os veículos automotores, com 65% do total

Seg, 23/03/15 - 14h06

O número de campanhas no país para correção de defeitos em produtos bateu recorde em 2014, segundo dados apresentados nesta segunda-feira (23) pela Secretaria Nacional do Consumidor.

Ao todo, foram 120 campanhas oficiais de recall, ante 109 realizadas em 2013 e 67 em 2012.

No topo da lista, com maior número de convocações, estão os veículos automotores, com 65% do total.

Na sequência aparecem as motocicletas e os produtos da área de saúde (que incluem medicamentos e cosméticos). Depois, alimentos, móveis, produtos infantis e eletroeletrônicos.

Em 2013, a lista seguia praticamente a mesma ordem, mas a quantidade de convocações foi menor.

Foram 61 campanhas para recall de veículos em 2013, enquanto em 2014 foram 78. Já em número de carros afetados, seriam 656,8 mil e 1,380 milhão, respectivamente.

"O aumento [no número de campanhas de recall] se dá pelo aperto no monitoramento que estamos fazendo de forma intensa e na ação integrada com órgãos de certificação no Brasil", disse a secretária Juliana Pereira.

Apesar desse crescimento, países como os Estados Unidos, por exemplo, mantêm uma quantidade muito superior de convocações para reparos. Foram 1.580 em 2014. Na Austrália, foram 504 e na União Europeia, 2.755.

"No exterior esse número é maior, mas existe a possibilidade de recall até pela qualidade do produto, e não só pelo defeito. São legislações diferentes", afirmou Juliana Pereira. "O importante é que as empresas saibam que estamos fazendo esse monitoramento e não só no Brasil, mas comparando com indicadores internacionais".

De acordo com a secretária, um problema que precisa ser resolvido no Brasil é a falta de comparecimento dos consumidores que adquiriram bens com defeito.

Segundo ela, a burocracia, demora para reparo ou mesmo o valor do produto acabam desmotivando o consumidor.

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