Mercado petroleiro

Preços do petróleo se recuperam graças a furacão Zeta

Produção de petróleo teve paralisação parcial no Golfo do México por causa do fenômeno meteorológico

Ter, 27/10/20 - 19h24
Resultado do PIB do terceiro trimestre vem após a atividade econômica registrar desempenho acima do esperado na primeira metade de 2023 | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os preços do petróleo se recuperaram nesta terça-feira (27) da queda da véspera, ajudados pela paralisação parcial da produção no Golfo do México por causa do furacão Zeta.

O barril de Brent para entrega em dezembro fechou em alta de 1,82%, a 41,20 dólares, no mercado londrino, enquanto no de Nova York, o WTI, também com entrega em dezembro, aumentou 2,61%, a 39,57 dólares o barril.

Na segunda-feira, os preços nos dois mercados chegaram a cair mais de 3%, devido ao temor pela pandemia do novo coronavírus e à normalização da produção da Líbia.

"A situação do mercado petroleiro continua sendo confusa e inquietante", comentou Eugen Weinberg, analista do Commerzbank.

Os preços se beneficiaram nesta terça do furacão Zeta, avaliou Jeffrey Halley, da corretora Oanda.

Chevron e BP evacuaram pessoal de suas instalações da costa americana na previsão de passagem do Zeta. Quase 16% da produção de petróleo do Golfo do México foi interrompida por esse furacão.

No entanto, os preços continuam sofrendo pressão por uma oferta excedente atribuída à queda da demanda relacionada com a recidiva do novo coronavírus em vários países e o retorno ao mercado do petróleo líbio.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.