Decisão

Presidente do BNDES, Joaquim Levy confirma pedido de demissão

Em nota, ele declarou que sua expectativa é que o ministro da Economia aceite sua demissão

Dom, 16/06/19 - 08h33
No comunicado, ele deseja a Guedes "sucesso nas reformas"

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, entregou seu pedido de desligamento do cargo ao ministro da Economia, Paulo Guedes, conforme informou em nota distribuída à imprensa na manhã deste domingo, 16.

Levy foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro no sábado (15), em função da nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto para o cargo de diretor de Mercado de Capitais do banco de fomento.

"Levy nomeou Marcos Pinto para função no BNDES. Já estou por aqui com o Levy", disse o presidente neste sábado 15. "Falei para ele: Levy, demite esse cara na segunda ou eu demito você sem passar pelo Guedes (ministro da Economia)", afirmou no sábado o presidente.

"Levy está com a cabeça a prêmio há algum tempo", continuou o presidente. Barbosa Pinto trabalhou como assessor do BNDES durante o governo PT, de 2005 a 2007, o que irritou Bolsonaro. No entanto, o próprio Levy foi ministro da Fazenda de Dilma Rousseff.

Em nota, Levy declarou que sua expectativa é que o ministro da Economia aceite sua demissão. No comunicado, ele deseja a Guedes "sucesso nas reformas".

Leia a íntegra da nota de Joaquim Levy:

"Solicitei ao ministro da Economia Paulo Guedes meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda.Agradeço ao ministro o convite para servir ao País e desejo sucesso nas reformas. 

Agradeço também, por oportuno, a lealdade, dedicação e determinação da minha diretoria. 

E, especialmente, agradeço aos inúmeros funcionários do BNDES, que têm colaborado com energia e seriedade para transformar o banco, possibilitando que ele responda plenamente aos novos desafios do financiamento do desenvolvimento, atendendo às muitas necessidades da nossa população e confirmando sua vocação e longa tradição de excelência e responsabilidade".

(36) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Antônio Jair 11:35 AM Jun 17, 2019
José Henrique Zambalde = Vai tarde! Ninguém é insubstituível. Toca o enterro. Segue o barco. Vida que segue. Coloque outro no lugar. Menos um petista tentando aparelhar a máquina com mais vagabundos. Racha fora.
0
Denunciar

Antônio Jair 11:34 AM Jun 17, 2019
José Brasil=É MUITA CARA DE PAU DESSE LEVY NOMEAR UM BODE PETISTA PARA CUIDAR DO MILHO. ESSE CARA É UM PETISTA DISFARÇADO. PÉ NA BUNDA DELE. VÁ LÁ CONVERSAR COM O PRESIDIÁRIO LULA, E CHORAR AS PITANGAS.
0
Denunciar

Antônio Jair 11:34 AM Jun 17, 2019
Rosário Américo de Resende= Uma coisa bem lógica, pois o Joaquim Levy foi Ministro da Dilma, e como ele iria abrir a “Caixa Preta do BNDES”? Pois se ele o fizesse iria sim colocar os “podres” que ele mesmo fez no passado, para serem conhecidos de todos! O que ele estava fazendo era proteger o próprio nome e o passado dele!
0
Denunciar

Antônio Jair 11:21 AM Jun 17, 2019
#$$Nestor Martins Amaral Júnior = Dr. Freud, você acha que ele, Meirelles, abriria a caixa preta entregando a si mesmo de bandeja? Ele trabalhou para a JBS so Joesley Batista que certamente está implicada nessa caixa preta. Não dá. Por que Joaquim Levy não abriu a caixa preta? Será que ele também não tem culpa nesse cartório? Quer por ação ou omissão? Ambos fizeram parte do Governo PT que quebrou o país. Claro, altamente competentes, ambos são. Mas...
0
Denunciar

Fernando Cruz 9:20 AM Jun 17, 2019
Olha a noticia quentinha! O Hacker que "vazou" as informações pro The IntercePT foi descoberto! Evgeniy Mikhailovich Bogachev, Russo, recebeu US$308 mil para fazer o serviço! FBI colocou a cabeça dele a premio por 3 milhões de dólares! Isso vocês não vão ver na extrema-imprensa! É só googlar!!
1
Denunciar

mariel eustaquio 8:07 AM Jun 17, 2019
Querem destruir o Moro porque ele prendeu o SAPO BARBUDO lá em Curitiba.
3
Denunciar

Thiago 8:06 AM Jun 17, 2019
Outra cortina de fumaça inspirado pelo Bolçonaro visando abafar o caso Moro com desculpa esfarrapada de ter um diretor de ideologia de esquerda. E claro, com milhares de Bolçominions puxando o saco.
5
Denunciar

mariel eustaquio 7:51 AM Jun 17, 2019
Não coloque PETRALHA no governo não presidente Jair Bolsonaro. São todos trairas e corruptos. Esse Levy não deveria nem entrar no Governo.
5
Denunciar

Dr. Freud 7:25 AM Jun 17, 2019
Indica um oficial general para assumir a pasta de Levy no governo, preferencialmente do glorioso Exército Brasileiro. Os oficiais do serviço de intendência são excelentes gestores !
5
Denunciar

Fernando Cruz 10:28 PM Jun 16, 2019
Musiquinha pros canhotos!: “Quem não gosta do Moro; Bom sujeito não é ; Teve algemas no pulso; Ou tornozeleira no pé !!“ kkkkkkkk
4
Denunciar

Rosario Américo de Resende 9:19 PM Jun 16, 2019
Mineiro22. Paz plena.
Você escreveu:
“Impressionante a capacidade de simplificação dos jornalistas e comentaristas de plantão. O diretor nomeado era do governo PT, mas o Levy também era, então o Bolsonaro é incongruente. O buraco é mais embaixo pessoal, ninguém sabe porr@ nenhuma que acontece nos bastidores e fica dando opinião. E a tal caixa preta do BNDES que ia ser aberta, cadê?”

Para mim é uma coisa bem lógica, pois o Joaquim Levy foi Ministro da Dilma e como ele iria abrir a “Caixa Preta do BNDES”?
Pois se ele o fizesse iria sim colocar os “podres”, que ele mesmo fez no passado, para serem conhecidos de todos!
O que ele estava fazendo era o de proteger o próprio nome e o próprio passado dele!
Paz plena. Rosário.
4
Denunciar

Ulisses Lopes 7:51 PM Jun 16, 2019
E pensarmos que tivemos uma mulher nascido no nosso querido estado de MG, que comandou o nosso país, e ao invés de fazer melhorias no nosso estado, como aumentar o metrô de BH, duplicar as rodovias: BR-381, BR-262, BR-040, dentre outras, usou nosso dinheiro pra fazer metrô em Caracas, porto em Cuba, rodovias e hidrelétrica em Moçambique.
6
Denunciar

Nestor Martins Amaral Júnior 7:50 PM Jun 16, 2019
Em que pese a competência de Levy no segmento das finanças, ele nunca foi a pessoa certa para o cargo em que foi colocado. Até por ética, ainda que bandida, ele jamais abriria a caixa preta do BNDES que compromete o governo petista ao qual ele serviu. Portanto, Bolsonaro errou ao colocá-lo no BNDES. Felizmente esse erro foi corrigido.
6
Denunciar

Ulisses Lopes 7:47 PM Jun 16, 2019
O contribuinte brasileiro precisa saber onde foi enfiado o dinheiro suado dos seus impostos.
4
Denunciar

Maria Isabel Azevedo 5:49 PM Jun 16, 2019
Este senhor, que já serviu, ou não há varios partidos, está agora sendo exposto...Tinha q abrir a caixa preta... Cadê? Todo mundo esperando...Está lá a 6 messes, e o atual presidente alardeando há um ano... Pq não abriu? Quem manda não é Levy...Fique claro...O presidente é o proprio biscoito de polvilho...
14
Denunciar

Fernando Cruz 6:26 PM Jun 16, 2019
É por isso que o Levi saiu, ora!
14
Denunciar

Fernando Cruz 5:10 PM Jun 16, 2019
Que crise, que escândalo? Foram mais de 150 Decretos! Um por dia, o presidente mais ativo desde 1988!! Ja cumpriu todas as metas dos primeiros 100 dias, e praticamente a metade das promessas de campanha... os demais não chegaram à isso em todo o mandato! Pra se ter ideia, a estocadora de vento trocou , só de Ministros, 86 VEZES!!! Essa troca é exatamente a abertura da caixa preta do BNDES!! Para de show ! Canhotos infiltrados vão sair e a sujeira que vocês apoiam vai ser escancarada!
12
Denunciar

Fernando Cruz 9:52 AM Jun 17, 2019
Que o cara tem competência é inegável, mas trabalha contra, logo é canhoto e patetico! :D
12
Denunciar

Lucas 7:39 PM Jun 16, 2019
Quando anunciaram esse sujeito, gente como o Nestor defendeu. Agora que saiu, ele é "canhoto". Patético
12
Denunciar

Ouro de tolo 2:52 PM Jun 16, 2019
O que se percebe são crises uma atrás da outra... Governo sem planejamento, lógica, organização e totalmente sem rumo. Surpresa nenhuma! Incompetência generalizada. Pouco importa se é esquerda ou direita. O fato incontestável é que até hoje só apresentaram vexames, escândalos e poucas medidas, sendo que todas elas prejudicam demais os pobres... Inclusive os que ficam comentando aqui nesse espaço, puxando saco desse presidente infeliz e incapaz... Contra fatos não existem argumentos...
22
Denunciar

Fernando Cruz 2:35 PM Jun 16, 2019
Só Noticia Boa!! Limpeza no Brasil! E Bolsonaro anunciou que agora o Brasil é oficialmente Aliado Extra-OTAN dos EUA, Taoquei?. Isso voce não vai ver na grobo, dcm, 247 e outros canais canhotos!
11
Denunciar

SERJÃO 12:35 PM Jun 16, 2019
A petralhada comentando a matéria parece que perderam a boquinha na cidade administrativa, além de serem analfabetos funcionais! Canalhas!!! #OlulaContinuaPresoBABACAS
12
Denunciar

Esteves 11:26 AM Jun 16, 2019
Agora Zorra Total da Globo fez parodia sobre Moro nesse caso Telegram, ja tem no Youtube o video.
22
Denunciar

Everaldo Ribeiro Cassimiro 11:19 AM Jun 16, 2019
Esse presidente é uma besta o Levy é um cara super competente entende do que faz e não é homem de ficar tomando pito de presidente louco fofoqueiro.
28
Denunciar

Fernando Cruz 2:36 PM Jun 16, 2019
é canhototo, normeu outros canhotos e agora ambos estão fora. Bom demais!
28
Denunciar

jose henrique zambalde 1:25 PM Jun 16, 2019
Vai tarde!!!!!! Ninguém é insubstituível. Toca o enterro. Segue o barco. Vida que segue. Coloca outro no lugar. Menos um petista, tentando aparelhar a máquina com mais vagabundos. Racha fora.
28
Denunciar

Indignado da Silva 11:19 AM Jun 16, 2019
jamais vou esquecer do pacote de maldade encomendado pela dilma que esse bandido fez, foi tarde, pior erro de bolsonaro envolver com esse assecla servidor da esquerda
15
Denunciar

Mineiro22 10:55 AM Jun 16, 2019
Impressionante a capacidade de simplificação dos jornalistas e comentaristas de plantão. O diretor nomeado era do governo PT, mas o Levy também era, então o Bolsonaro é incongruente. O buraco é mais embaixo pessoal, ninguém sabe porr@ nenhuma que acontece nos bastidores e fica dando opinião. E a tal caixa preta do BNDES que ia ser aberta, cadê?
30
Denunciar

Claudencio Antonio Ferraz 10:53 AM Jun 16, 2019
Joaquim Levi nem deveria estar lá. Vai tarde. Eram esperados problemas com esse moço no BNDES. Tem espírito de Governos passados. Como disseram aí embaixo: é bode cuidando do milho!!!
10
Denunciar

José Brasil 10:48 AM Jun 16, 2019
É MUITA CARA DE PAU DESSE LEVY. NOMEAR UM BODE PARA CUIDAR DO MILHO. ESSE CARA É UM PETISTA DISFARÇADO. PÉ NA BUNDA DELE. VAI LÁ CONVERSAR COM O PRESIDIÁRIO LULA E CHORAR AS PITANGAS.
14
Denunciar

Maria Silva 9:12 AM Jun 16, 2019
Duvido que esse fake presidente com esse fake governo chegue até o fim. Olha no que deu essa histeria de ser anti PT. Colocaram no cargo máximo do país um perfeito idiota. Que vergonha!
38
Denunciar

Esteves 8:52 AM Jun 16, 2019
Crise na Extrema Direita!!!
25
Denunciar

Marcio Diniz 8:48 AM Jun 16, 2019
QUANTOS VOTOS PERDIDOS ! ESTE PRESIDENTE SAINDO PIOR QUE A ENCOMENDA AINDA NÃO CONSEGUIU GOVERNAR ! COM SEU SORRISO DE HIENA DEVERIA DAZER PROPAGANDA DE CREME DENTAL .
37
Denunciar

Lucas 10:15 AM Jun 16, 2019
Falta de aviso não foi. Com o histórico dele, era óbvio que o objetivo era só beneficiar a bandidagem.
37
Denunciar

Sergio Augusto 9:25 AM Jun 16, 2019
O Bolsonaro e bem intensionado, porem o Ciro seria a melhor opcao pra governar o pais.
37
Denunciar

Maria Silva 9:13 AM Jun 16, 2019
Disse tudo! Dá muita vergonha!
37
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Fique atento
Fundo de Garantia
Se liga
Estímulo
Jogo legal
Profissionais do Ano
Anatel
Segundo trimestre
Não perturbe
Carteira digital