Adeus

Prestes lançar o PlayStation 5, Sony afirma que fechará fábrica no Brasil

Entenda como ficará a venda de eletrodomésticos da gigante japonesa após o fim da fábrica; PS5 tem evento programado para esta quarta

Ter, 15/09/20 - 11h47
PlayStation 5 | Foto: Reprodução

A Sony, gigante japonesa do ramo eletrônico, confirmou, em comunicado enviado à imprensa na manhã desta terça-feira (15), que fechará a sua fábrica em no Brasil, localizada em Manaus. Segundo a empresa, todas as operações fabris serão totalmente encerradas em meados de 2021.

O comunicado explica que partir do ano que vem a venda de televisões, equipamentos de áudio e câmeras fotográficas serão interrompidas. Somente o PlayStation, video game que está prestes a ter sua quinta geração lançada, continuará a ser vendido no país.

“Nós decidimos fechar a fábrica em Manaus ao final de março de 2021 e interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil, tais como TV, áudio e câmeras, considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios”, afirmou a empresa em nota.

A Sony não é a primeira empresa a deixar o Brasil. Desde 2018, outras empresas de segmentos variados já encerraram suas atividades no país, como a Nikon, a Gradiente, Philips, e a Sharp. 

Como ficará a venda do PlayStation 5?

O Playstation 5 deve começar a ser vendido a partir de dezembro no Brasil. Nesta quarta-feira (16) a Sony vai realizar um evento online para trazer detalhes adicionais sobre o console, Rumores dizem que o PS5 deve custar US$ 499 (cerca de R$ 2,6 mil, na conversão livre, sem impostos) para se igualar ao Xbox Series X, da Microsoft, que já teve valores divulgados.

Vale lembrar que o console a Sony é o preferido dos usuários no mundo, adquirido por cerca de 64,22% dos gamers, enquanto o Xbox representa 35,77% e o Nintendo Switch apenas 0,01%, segundo o site irlandês StatCounter.

O evento será transmitido pelo YouTube a partir das 17h (horário de Brasília): ele terá cerca de 40 minutos de duração e vai apresentar “atualizações sobre os títulos mais recentes do PlayStation Studios e dos nossos parceiros de desenvolvimento conhecidos mundialmente”.

Confira a nota na íntegra:

“O grupo Sony sempre adota medidas para fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo. Nós decidimos fechar a fábrica em Manaus ao final de Março de 2021 e interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil, tais como TV, áudio e câmeras, considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios. A Sony está tomando todas as medidas necessárias e está muito comprometida como empresa em empenhar seus esforços para garantir todos os direitos, o melhor tratamento e cuidados especiais aos seus colaboradores. Sony Brasil continuará a oferecer todo suporte ao consumidor para os produtos sob a sua responsabilidade comercial de acordo com as leis aplicáveis e sua política de garantia de produtos. Os demais negócios do grupo Sony no Brasil (Games, Soluções Profissionais, Music e Pictures Entertainment) continuarão a manter sua forte atuação no mercado local.”.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.