No país

STJ libera a reativação da mina de Brucutu pela Vale

Produção da empresa vai pular para 332 milhões de toneladas

Qui, 20/06/19 - 03h00
A mina de Brucutu, da Vale, estava parada desde maio deste ano | Foto: Ricardo Teles/divulgação

São Paulo. A Vale poderá retomar as operações a úmido da mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais, em até 72 horas, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também no comunicado assinado pelo diretor executivo de Relações com Investidores, Luciano Siani Pires, a companhia reitera as projeções (guidance) de vendas de minério de ferro e pelotas de 307 milhões a 332 milhões de toneladas neste ano, como anteriormente divulgado, e informa que “a expectativa atual é que as vendas se aproximem do centro da faixa”.

A decisão do STJ acata pedido apresentado pelo município de São Gonçalo do Rio Abaixo, suspendendo a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, em pedido liminar do Ministério Público, que impedia atividades da barragem Laranjeiras, em Brucutu. Além disso, a companhia informa que como consequência dessa retomada, “haverá um incremento da qualidade média do portfólio de produtos”.

Inaugurada em 2006, a mina de Brucutu é a maior da Vale em Minas Gerais, com capacidade de 30 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano, mas a falta de autorização para as operações a úmido (que utiliza a água para retirar as impurezas do produto) antes da decisão do STJ vinha fazendo com que a unidade operasse com um terço da capacidade. A companhia disse ainda que, com a operação integral em Brucutu, haverá “um incremento da qualidade média do portfólio de produtos da Vale”.

A Justiça já interrompeu e autorizou retomada das operações em Brucutu por diversas vezes, desde o rompimento de uma barragem da companhia em Brumadinho (MG), em janeiro, ter deixado centenas de mortos, levantando preocupações sobre a segurança das operações da mineradora. As operações estavam paradas desde 6 de maio. A mina de Brucutu representa cerca de 15% da produção da Vale no Estado, que em 2018 somou cerca de 190 milhões de toneladas de minério de ferro.

Saiba mais

Produção da vale em Minas Gerais em 2018

190 milhões de toneladas de minério.

Capacidade da mina de Brucutu

Cerca de 30 milhões de toneladas por ano.

A mina

O complexo de Brucutu foi inaugurado em 2006 em São Gonçalo do Rio Abaixo.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.