Caiu

Vagas temporárias devem ter queda de 3% neste Natal  

Período natalino pode gerar 101 mil postos, em 2015 foram 105 mil

Por Juliana Gontijo
Publicado em 15 de outubro de 2016 | 03:00
 
 

Depois de um recuo de 35% na oferta de vagas temporárias em 2015 no país para atender a demanda típica de fim de ano, a quantidade de postos de trabalho com prazo determinado deve voltar a cair em 2106, segundo a gerente executiva da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e Terceirização (Fenaserhtt), Joelma de Matos Dantas. A estimativa é queda de 3%. “O recuo para este ano é menor que o verificado no ano passado. O problema é que são dois anos consecutivos de queda”, observa Joelma.

No país. As projeções de outras entidades também são de queda. Conforme levantamento feito nas 27 capitais e no interior do país pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), oito em cada dez (84,6%) empresários não contrataram e nem pretendem contratar trabalhadores para este fim de ano, incluindo os temporários.

A previsão da Fenaserhtt é que sejam criadas para o Natal 101 mil vagas. No ano anterior, foram criados 105 mil postos temporários no país. “Em 2014, a quantidade era bem maior, chegou a 163,6 mil vagas, alta de 1% frente ao ano anterior”, diz.

Confirmada a estimativa da Fenaserhtt para o Natal deste ano, será o pior resultado em volume de vagas. Em 2015, a oferta de emprego temporário voltou ao mesmo patamar de 2007, quando somaram 105 mil vagas dessa modalidade de trabalho no país. A diferença é que em 2007 o cenário foi de alta de 16,5% frente ao ano anterior, enquanto que em 2015, recuo de 35%.

Em Minas, ainda não há levantamentos sobre as vendas e contratações de temporários para o Natal. A Associação Mineira de Supermercados (Amis) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) devem divulgar levantamentos sobre o assunto na próxima semana.

Postergação

Adiando. Conforme a Fenaserhtt, o comércio está postergando as contratações de temporários para o Natal, que ainda devem acontecer entre o fim deste mês e o começo de novembro.

[infografico ID] 1.1385900 [/infografico ID]

Empresas começam a abrir novas vagas para o fim de ano

Com perspectiva de vender mais no Natal deste ano, a proprietária de quatro franquias da Cacau Show, em Belo Horizonte, Rose Rodrigues, decidiu manter as contratações de temporários. “Já contratamos três e vamos contratar mais três. O fim de ano é uma época de movimento intenso, precisamos de mais gente”, frisa.

De acordo com ela, o número de vagas temporárias ficou no mesmo patamar de 2015. Mesma situação da loja Fab, conforme o proprietário da empresa, Fábio Hong. “Será a mesma quantidade de temporários por loja do ano passado”, diz

A Fab tem quatro lojas na região metropolitana de BH. “No dia 15 iremos inaugurar a loja do ItaúPower Shopping, com oito vagas permanentes”, diz. (JG)