Momento

Vale tudo para vender carro em BH 

Concessionária até empresta dinheiro para o cliente quitar dívida e sair de carro zero da loja

Sáb, 28/11/15 - 03h00
Movimento. Apesar dos inúmeros atrativos, ritmo de vendas é menor que o verificado no ano passado | Foto: MARIELA GUIMARAES / O TEMPO

Vale tudo para conquistar o cliente, ainda mais em época de crise. E é isso o que têm feito as concessionárias de veículos em Minas. As estratégias são as mais diversas, entre elas descontos no valor do carro e em acessórios, emplacamento e IPVA grátis, taxa zero e até mesmo dinheiro.

A concessionária Carbel, que comercializa veículos Volkswagen, por exemplo, está com uma estratégia diferenciada desde o último dia 10. O gerente de novos da unidade do Sion, André Corrêa Nunes, explica que o cliente pode sair da empresa com dinheiro na mão para pagar as dívidas, e ainda financiar um carro novo. “Ele pode usar o seu veículo seminovo para quitar parte de um carro zero, receber uma parte em dinheiro pelo veículo e financiar o restante”, diz. A campanha vai até o fim deste mês.

Ele conta que, com a medida, a concessionária está tendo um bom resultado. “É um diferencial nosso para vender. Com a crise, temos que ser ainda mais criativos do que em outros anos”, frisou. Nunes alerta que para conseguir as condições da campanha, o consumidor tem que estar com o nome limpo. “É condição para conseguir o financiamento”, observa.

Outra medida adotada para atrair o consumidor é facilitar o financiamento com taxas de juros mais baixas, como zero e de 0,99%, segundo o coordenador de vendas da empresa, Dan Andrade. Para ambas as condições, é necessário entrada de 50%. O prazo para financiamento para as taxas de juros mais atrativas varia de 12 a 36 meses.

Embora a concessionária continue vendendo, o ritmo é menor que o verificado no ano passado, segundo Andrade. De janeiro a novembro, o recuo é da ordem de 24% frente ao mesmo intervalo do ano anterior.

Na Honda Banzai, também há taxa zero e de 0,99% para os modelos Civic em até 24 meses, segundo o gerente de vendas, Carlos Henrique Castro. Para taxa zero, a entrada tem que ser de, pelo menos, 65%. E para 0,99%, o valor da entrada é de 50%. O gerente conta que a concessionária está participando da Black Friday, numa versão estendida, que vai até hoje. “Temos emplacamento grátis e desconto de 50% no banco de couro para os modelos Civic”, diz.

Financiamento é uma vantagem

As taxas de financiamento, em especial, o juro zero, são um dos atrativos para a compra do carro novo, segundo o professor de inglês Gustavo Nalin, que há quase dois meses está pesquisando preços e condições nas concessionárias. “Agora, os preços estão altos, mas existe o financiamento mais em conta na comparação com o veículo seminovo, que tem como vantagem o preço”, observa. O analista ambiental Carlos Tanure gostou das condições e comprou neste mês um carro zero. Ele deu 60% de entrada e vai financiar o restante em 18 meses, com juros de 0,99%. 

Descontos praticados são até 20%

Descontos inéditos são a promessa da concessionária Automax – revendedora da Fiat. De acordo com o gerente de vendas, Geraldo Amaral de Melo, para a pessoa física, o desconto é de até 17%, enquanto que para pessoa jurídica chega a 20%.

Na Audi Center BH, os preços são os menores praticados nos últimos dois anos, segundo o superintendente da concessionária, Miguel Albino. Os descontos podem chegar a R$ 10 mil para uma unidade.

Apesar de facilitar o financiamento, o consultor de veículos Paulo Roberto Garbossa, observa que o preço não caiu nas concessionárias. “As empresas oferecem brindes e mudam as condições de pagamento, mas não mexem no preço”, observa. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.