Empreendedorismo feminino

Web Summit Rio: 45% das startups criadas neste ano são tocadas por mulheres

Maior evento de tecnologia e inovação, que acontece até a próxima quinta-feira (18), no RioCentro, mostra que estimular a diversidade e promover a liderança feminina nos negócios pode fortalecer ainda mais o empreendedorismo brasileiro

Por Frank Martins
Publicado em 16 de abril de 2024 | 15:58
 
 
Os números apresentados no Web Summit Rio 2024 mostram que o empreendedorismo está cada vez mais feminino Foto: Frank Martins

A edição de 2024 do Web Summit Rio, o principal evento de tecnologia e inovação da América Latina, teve início nesta terça-feira (16). Durante a abertura, conduzida pelo fundador e CEO do evento, Paddy Cosgrave, e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, uma informação destacou a força das mulheres no campo da inovação: atualmente, 45% dos novos empreendedores no Brasil são mulheres.

Dados recentes apontam para um aumento significativo da participação feminina no empreendedorismo, especialmente no cenário das startups. Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) revelou que 19,7% dos fundadores de startups no país já são mulheres. Estimular a diversidade e promover a liderança feminina nos negócios pode fortalecer ainda mais o empreendedorismo brasileiro.

Para ilustrar a força das mulheres, várias empreendedoras foram convidadas a subir ao palco do Web Summit Rio. Mulheres do Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, Canadá, Colômbia, EUA e Uruguai lotaram o espaço, demonstrando que estão aqui para ficar e que empreender inclui uma série de desafios, sendo ainda mais desafiador para as mulheres.

O Relatório de Diferença de Gênero 2022, apresentado durante o Fórum Econômico Mundial, analisou 146 países e constatou um crescimento de 41% no número de empreendimentos liderados por mulheres em comparação com um aumento de 22% nos empreendimentos liderados por homens.

Uma pesquisa sobre empreendedorismo realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor em parceria com o Sebrae indicou que existem 30 milhões de mulheres empreendedoras em um universo de 52 milhões de empreendedores no Brasil, representando mais da metade dos pequenos negócios no país.

O perfil das novas empreendedoras concentra-se principalmente na faixa etária de 22 a 35 anos, com negócios voltados principalmente para os setores de alimentação, beleza, estética e moda. No entanto, também há investimentos significativos em segmentos tecnológicos. Especialistas afirmam que em breve rodadas de captação em empresas lideradas por mulheres serão comuns.

Estima-se que 40 mil pessoas passem diariamente pelo Riocentro de hoje até quinta-feira (18) para participar de palestras, workshops e fomentar o desenvolvimento de novas ideias.

Os ingressos para o evento deste ano já se encontram esgotados, com mais de 600 palestrantes e mil startups apresentando seus negócios e buscando oportunidades de destaque.

Os organizadores têm grandes expectativas em relação ao Web Summit Rio como um catalisador de novos negócios em escala global, além de uma plataforma de conexão entre empreendedores, investidores e entusiastas de um mercado em constante expansão.

O repórter está no evento a convite da organização do Web Summit Rio 2024