Eleições 2022

Bolsonaro afirma a apoiadores que não irá discursar no 7 de Setembro no Rio

Objetivo do presidente, candidato à reeleição, é evitar embates com o Poder Judiciário

Qui, 18/08/22 - 15h19
Presidente Jair Bolsonaro em ato do 7 de Setembro na Avenida Paulista, em São Paulo, em 2021 | Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, disse a apoiadores que não pretende discursar no ato do 7 de Setembro que irá acontecer no Rio de Janeiro (RJ). A informação é da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Em contraponto ao ocorrido no Dia da Independência de 2021, em que o mandatário disparou contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) o chamando de canalha e avisando que não obedeceria mais suas decisões, o objetivo dessa vez é evitar qualquer motivação para inflamar a militância. 

Segundo a colunista, Bolsonaro que deixar esvaziar atos que contenham qualquer conotação de confronto com o Poder Judiciário.

No Rio de Janeiro, não haverá desfile militar nem nana Avenida Presidente Vargas, no centro, e nem na praia de Copacabana, como desejava Bolsonaro inicialmente. De acordo com o prefeito Eduardo Paes (PSD), haverá uma passagem do Exército em um pequeno trecho na Avenida Atlântica, próximo ao Forte de Copacabana, sem arquibancada ou desfile.

Na terça-feira (16), ao lançar a campanha em Juiz de Fora (MG), Bolsonaro havia adiantado que só haveria desfile militar em Brasília (DF). No Rio, a mobilização está sendo organizada na praia, com palanque e a presença das Forças Armadas, com apresentação da esquadrilha da fumaça.

Ele não tinha confirmado, porém, porém, se pretende ir ao Rio de Janeiro no 7 de Setembro. "Não pretendo, não sei o que eu vou fazer, dar uma palavra lá. E vamos comemorar a nossa Independência. Duzentos anos, mais duzentos de liberdade", disse na terça.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.