Eleições 2022

Indefinição na agenda de Ciro gera mal-estar entre aliados em MG

O candidato do PDT ao Palácio do Planalto cancelou pela segunda vez a agenda que faria em Juiz de Fora

Qui, 01/09/22 - 18h25
Ciro Gomes | Foto: Divulgação

A constante indefinição e os recentes cancelamentos na agenda de Ciro Gomes (PDT) em Minas Gerais tem gerado mal-estar entre os aliados do ex-ministro no Estado. A última mudança nos planos do candidato do PDT ao Palácio do Planalto ocorreu nesta semana depois que Ciro cancelou pela segunda vez a visita que faria a Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Na última sexta-feira (26), após a adiar de última hora a agenda na cidade e em Manhuaçu para se dedicar a gravação dos programas eleitorais no rádio e na TV, a assessoria do ex-governador do Ceará garantiu que Ciro apenas havia adiado a agenda nas cidades, mas que uma nova visita seria realizada neste domingo (4). No entanto, uma nova agenda do presidenciável vem sendo divulgada e ao que tudo indica Ciro trocou a Zona da Mata para ir na mesma data em Alfenas, no Sul de Minas e Uberlândia, no Triângulo.

De acordo com pessoas ligadas ao PDT, até o momento o planejamento que se tem é que o ex-ministro venha pela primeira vez a Minas Gerais desde o início da corrida eleitoral neste fim de semana. A expectativa é que Ciro vá no sábado (3) a Contagem, na região metropolitana, à tarde, e à noite visite o Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. No domingo (4), a previsão é que Ciro vá para o interior do Estado, em Alfenas e Uberlândia. A assessoria de imprensa do candidato, contudo, não confirma a agenda oficialmente e nem esclareceu o motivo do segundo cancelamento da visita de Ciro a Juiz de Fora.

Essa indefinição do ex-ministro em Minas Gerais tem decepcionado apoiadores, que precisam mudar a agenda de campanha de última hora para poder acompanhar Ciro no Estado. Alguns aliados já até desistiram de comparecer a futuras agendas do presidenciável em Minas por conta das incertezas do planejamento de campanha do pedetista.

O candidato ao governo de Minas, Marcus Pestana (PSDB), começou a apoiar publicamente a senadora Simone Tebet (MDB) ao Palácio do Planalto depois das últimas "escorregadas" de Ciro. O tucano afirmou, nesta semana, que apoia uma terceira via para a presidência da república, incluindo o nome da candidata do MDB e de Ciro Gomes em seu palanque em Minas Gerais. Na última semana, Pestana e Bruno Miranda (PDT), candidato ao Senado, anunciaram que iriam receber o pedetista em Juiz de Fora, mas acabou que os dois fizeram sozinhos a agenda na cidade depois que Ciro anunciou poucas horas antes que não viria mais a Minas Gerais.

Um dos nomes mais fortes do PDT em Minas, a vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT), candidata a deputada federal, apesar de apoiar publicamente e ter uma boa relação com Ciro, não tem comparecido nas agendas do ex-governador do Ceará no Estado. Ao desistir da candidatura ao Senado, em julho, Duda afirmou na época que, embora estivesse bem posicionada nas pesquisas de intenção de voto para o cargo, não concordava com a aliança que o próprio Ciro costurou para ter o palanque do PSDB em Minas Gerais.

"Dessa vez ele vem"

O presidente do PDT no Estado, Mário Heringer, garantiu que dessa vez Ciro virá a Minas e afirmou que o motivo do cancelamento em Juiz de Fora na última sexta-feira foi único e exclusivamente para que o ex-ministro se preparasse para o debate da Band realizado no último domingo (28). Segundo o deputado federal, Ciro fez o compromisso de voltar à Zona da Mata, mas sem definir uma data específica, contradizendo a versão da assessoria de imprensa do candidato, que na ocasião do cancelamento afirmou que o ex-governador do Ceará viria neste domingo à cidade.

"O cancelamento da semana passada foi em decorrência do Bolsonaro e do Lula terem aceitado ir no debate de última hora e, claro, que naturalmente ele tinha que se preparar. Isso a gente sempre faz quando vai a um debate. Ele suspendeu e fez o compromisso de voltar a Juiz de Fora não exatamente no domingo seguinte, nós já tínhamos essa agenda marcada de final de semana para a região metropolitana e em Uberlândia e Alfenas", esclareceu Heringer que afirmou que Ciro pretende vir até outubro pelo menos mais três vezes ao Estado.

Para a visita desde fim de semana, Ciro virá acompanhado da vice Ana Paula Matos (PDT). A equipe de Marcus Pestana confirmou presença nos eventos de BH e Contagem. Já Bruno Miranda afirmou que deve estar em todas as agendas de Ciro no Estado. 

Minas Gerais

Por conta das recentes mudanças na agenda, a única visita de Ciro em Minas Gerais neste mês foi no último dia 12, quando o ex-ministro participou do evento "Conexão Empresarial" em Belo Horizonte, ainda na pré-campanha. 

Ciro tenta alavancar sua candidatura à Presidência em Minas, que patina em terceiro lugar, mas muito atrás das duas primeiras. De acordo com a última pesquisa DATATEMPO, Ciro oscilou de 4,3% para 5,2% entre os meses de julho e agosto em Minas Gerais. A pesquisa mantém a tendência de apontar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com Jair Bolsonaro (PL) em segundo lugar.





 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.