Dicas para o Enem

Atualidades para o Enem: fuga ao tema é motivo de nota zero na redação

Os candidatos precisam estar bem informados para alcançar uma boa pontuação na redação e demais provas do Exame

Seg, 23/09/19 - 12h42

Um dos elementos que mais causam medo e ansiedade nos candidatos do Enem é o tema que será cobrado na redação. E não é por menos: em 2018, o segundo maior motivo de atribuição de nota zero às produções textuais foi a fuga ao tema. Nesse ano, 0,77% dos 112.559 participantes que zeraram a redação cometeu esse equívoco. Em 2017, o número foi ainda maior: 5% dos candidatos tirou zero na redação pela razão mencionada.

Como o tema da produção textual é revelado apenas no momento da prova, grande parte dos estudantes já sabem que precisam estar preparados para debater assuntos relacionados aos mais diversos eixos temáticos. Além disso, é fundamental conhecer e saber discutir os assuntos que estão sendo amplamente debatidos no Brasil e no mundo, não apenas para a redação, mas para todas as áreas de conhecimento.

Em 2018, por exemplo, o tema cobrado na redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Porém, as demais provas também abordaram questões como feminismo e outros assuntos amplamente discutidos ao longo dos últimos anos.

Carregando...

Tudo isso aponta para um ponto fundamental para os participantes do Exame neste ano: a importância de estudar atualidades para o Enem. De acordo com Ana Massêo, graduada em letras pela UFMG e produtora de conteúdo para a Imaginie, “como o Enem  busca avaliar o senso crítico e a argumentação dos estudantes, estar atento a assuntos da atualidade é muito importante para tirar uma nota boa na redação. Afinal de contas, para defender bem a sua tese, com argumentos fortes e relacionados ao tema cobrado, é muito importante estar antenado às notícias e acontecimentos atuais.".

O que acaba gerando dúvidas para muitos estudantes é o modo como se deve estudar atualidades para o Enem. Buscando melhorar as habilidades com a escrita, os candidatos podem dedicar seu tempo à leitura de grandes livros, esquecendo-se da importância de estar atento a veículos de comunicação mais focados no cotidiano.

Porém, inserir o acesso a outros meios de comunicação informativos no cotidiano é fundamental para que os participantes saibam quais são os assuntos do momento e consigam falar sobre eles com propriedade. 

"Com a facilidade de encontrar informações hoje em dia, é importante que os alunos, além de praticarem a escrita todas as semanas, também busquem se informar diariamente. Isso pode ser feito através da leitura de jornais, revistas, sites de notícia, redes sociais ou, até mesmo, assistindo noticiários, documentários e filmes.”, indica Ana Massêo.

A escolha de quais serão as fontes de informação sobre atualidades para o Enem também é outro ponto de atenção. Ana Massêo afirma que “o importante é saber selecionar bem as suas fontes para que elas realmente sejam confiáveis para te ajudar a se preparar para a prova.".

A confiabilidade nas fontes é fundamental para que, além de ficar informado, o estudante saiba formular um ponto de vista sobre os mais variados assuntos e construir bons argumento que o defendam.

Tudo isso será analisado nas competências avaliadas na redação Enem pela banca de corretores, que determinará a nota do candidato de acordo com as habilidades demonstradas.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.