40 escritores de Minas Gerais que você precisa ler

Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa são incríveis e incomparáveis, mas a literatura mineira é tão versátil e dinâmica que resolvemos criar uma lista para além desses dois monumentos da escrita.

Sex, 15/10/21 - 00h02
40 autores de Minas Gerais que você precisa ler | Foto: Hélvio Avelar

Carregando...

Saiba um pouco mais sobre cada um:

Adriane Garcia
Belo-horizontina autora do livro "Estive no fim do mundo e me lembrei de você”.

Affonso Ávila
Nome fundamental da poesia brasileira, além de ensaísta e crítico literário.

Agripa Vasconcelos
Natural de Matosinhos, escreveu “A vida em flor de Dona Beija” e “Chica que Manda”. Ambos viraram novela na extinta TV Manchete.

Ailton Krenak
Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, é autor da obra “Ideias para adiar o fim do mundo”.

Alphonsus de Guimaraens
“Ismália” é um dos poemas mais conhecidos do autor, nome central do simbolismo brasileiro.

Ana Elisa Ribeiro
A jovem autora é também cronista e publicou este ano o livro “Doida pra Escrever”, pela editora Moinhos.

Ana Martins Marques
Um dos nomes indispensáveis da poesia brasileira contemporânea. Escreveu os livros “Risque Esta Palavra”, “A vida submarina” e “Da arte das armadilhas”.

Bartolomeu Campos de Queirós
Foi um dos principais autores de ficção infantil e juvenil brasileira. Amante das palavras, dizia ter fôlego de gato.

Carlos Herculano Lopes
Natural de Coluna, no Vale do Jequitinhonha, o jornalista é autor de “O Vestido” e “Poltrona 27”.

Cyro dos Anjos
Autor do famoso romance “O amanuense Belmiro”, publicado em 1937.

Conceição Evaristo
Mulheres e negritude têm protagonismo na obra da escritora, autora de “Ponciá Vicêncio”. Um dos nomes mais celebrados da produção contemporânea brasileira.

Cornélio Penna
Expoente das narrativas psicológicas, escreveu “Fronteira” e “A Menina Morta”. Passou a infância em Itabira.

Dantas Mota
Poeta de Aiuruoca, no Sul de Minas, que anda um pouco esquecido. Autor de “Elegias do País das Gerais”.

Edimilson de Almeida Pereira
Poemas cortantes integram o livro “qvasi”, publicado pela editora 34. O autor de Juiz de Fora tem ainda dezenas de outras obras.

Emílio Moura
Poeta refinado do início do século passado, Emílio foi da geração modernista, como Drummond. São dele os livros “Canto da hora amarga” e “O espelho e a musa”.

Francisco Iglesias
Importante ensaísta que atuou como professor da UFMG até 1982. É autor de diversos livros sobre história econômica e história política.

Godofredo Rangel
“Vida ociosa” é o romance mais conhecido do escritor, natural de Três Corações. A Academia Mineira de Letras vai republicar, em breve, os livros do autor. 

João Alphonsus
O filho de Alphonsus de Guimaraens foi um contista elogiado durante o modernismo.

João Maria Kaisen
Também conhecido como JoMaka, o autor integra o coletivo Academia Transliterária.

João Paiva
Foi campeão do SlamBR (Campeonato Brasileiro de Poesia Falada). É MC, poeta e professor da rede pública. Escreveu a obra “Velho Barreiro”. 

João Perdigão
O jovem escritor e pesquisador lançou recentemente a biografia “Balões, vida e tempo de Guignard”, sobre o afamado pintor brasileiro.

Lavínia Rocha
Tornou-se escritora aos 13 anos. É autora do livro “O mistério da sala secreta”. Feminismo e protagonismo negro são temas que ela gosta de abordar.

Lúcio Cardoso
Em 1959 o escritor publicou “Crônica da casa assassinada”, clássico instantâneo da literatura brasileira. A obra fala de desejo, submissão e uma família em decadência.

Luiz Morando
O professor é um profícuo pesquisador sobre memória LGBTI+. Escreveu o livro “Enverga, mas não quebra”, sobre a travesti Cintura Fina.
 
Luiz Vilela
Mestre das histórias curtas, o autor de Ituiutaba escreveu obras premiadas, como “Tremor de terra”, “Perdição” e “O fim de tudo”.

Maraíza Labanca
Em “A Terra O Corpo” (Cas’a Edições) a poeta transforma a descrição da paisagem nordestina de Euclides da Cunha em narrativa sobre o corpo de uma mulher. 

Maria Esther Maciel
Plantas, insetos e bichos são personagens de seus textos. “Pequena enciclopédia de seres comuns”, da editora Todavia, é seu livro mais recente.

Maria Lúcia Alvim
A poeta morreu em fevereiro, vítima da Covid, aos 88 anos. O livro “Batendo pasto” foi publicado ano passado pela editora Relicário, após quase 40 anos de ocaso.

Marta Neves
Artista visual que apresenta tensões e questionamentos, Marta publicou a obra "3 Barrigudinha 10 Real" (nunc edições de artista), sua estreia no campo literário. 

Murilo Mendes
Expoente do surrealismo, sua obra traz questões metafísicas, poéticas e existenciais.

Nathany Teixeira
A escritora vem conquistando leitores jovens em publicações digitais. Seus escritos reúnem romance e adrenalina, como em “Sob a proteção do lobo” e “Área militar”.

Nelson Cruz
O ilustrador premiado tem inúmeras publicações sobre o universo infanto-juvenil. “A Nuvem e o Tatu” e "Sagatrissuinorana" são algumas delas.

Oswaldo França Júnior
O livro “Jorge, um brasileiro” conta a história de um caminhoneiro que precisa ir ao interior de Minas. O autor morreu em um acidente na BR-381. 

Pedro Nava
O médico obteve reconhecimento literário a partir de 1972, com a publicação de suas memórias, como os livros “Baú de ossos”, “Chão de ferro” e “Beira-Mar”. 

Piê Sousa
O poeta de Belo Horizonte é uma pessoa trans não-binária e autista. Participa de atividades de poesia falada e slams. Já publicou diversos zines.

Renata Ferri
A estreia da autora ocorreu com o livro de contos “Talvez fôssemos outras” (Kotter editorial). A obra apresenta um olhar feroz sobre dinâmicas sociais e familiares.

Renato Negrão
“Odisséia Vácuo”, “A lo Mejor” e “Vicente Viciado” são alguns dos livros do poeta, que também é artista visual.

Ricardo Aleixo
De texto contundente, o poeta apresenta uma produção em diálogo com a performance e improviso. “Pesado demais para a ventania” saiu pela Todavia.

Sonia Lins
A irmã da artista visual Lygia Clark foi uma poeta singular. É dela a obra “Baticum”, uma irreverente viagem à sua infância em Minas Gerais.

Wander Piroli
"A mãe e o filho da mãe" e “O menino e o pinto do menino” são marcos da produção do escritor, que fez da Lagoinha, onde nasceu, a ambientação para seus textos.

A lista acima foi elaborada coletivamente e contou com a participação de Afonso Borges (Sempre Um Papo), Cláudio Henrique (Programa Conversações, da Rede Minas), Fabíola Farias (professora e pesquisadora), Fabrício Marques (jornalista e escritor), Flávia Denise (Revista Chama), Guilherme Leite (livreiro e redator de projetos), João Barile (Suplemento Literário de Minas Gerais), João Perdigão (jornalista e pesquisador), Laila Pimenta e Letícia Pimenta (Clube do Livro BH), Maíra Nassif (editora Relicário), Nívea Sabino (poeta), Patrícia Cassese (repórter do jornal O Tempo), Rogério Faria Tavares (Academia Mineira de Letras) e Simone Pessoa (Livraria Ouvidor).

 

<< Voltar para o hotsite

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.