Origem

A maturidade de uma personagem decadente

“Simplesmente Marta”, em cartaz na Funarte MG, foca uma apresentadora de TV obrigada a lidar com o fracasso

Sex, 20/01/17 - 02h00
O ator Cleo Magalhães dá vida a Marta, uma apresentadora decadente | Foto: Edson Inácio / Divulgação

A comédia “Simplesmente Marta”, solo de Cleo Magalhães, que assina o texto ao lado de Henrique Limadre, é uma das atrações da 43ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Em cena, Magalhães dá vida a Marta Vanusa Poppovic Galisteu Braga dos Santos Winfrey, ou Simplesmente Marta, uma apresentadora de TV decadente que cria para si um mundo absurdo e fantástico para conseguir lidar com o fracasso se seguir adiante. O espetáculo fica em cartaz na Funarte MG até o próximo dia 29.

Marta, conforme aponta Magalhães, nasceu há dez anos, mas só ganhou uma montagem para chamar de sua no ano passado. A personagem surgiu quando o ator estava em Barbacena trabalhando com o grupo Ponto de Partida e a bordo do Bar de Papo, um projeto de ocupação de espaços noturnos, que consistia em intervenções, pequenos esquetes e números performáticos, numa linguagem meio cabaré. Marta quase sempre esteve presente nas apresentações e, em agosto do ano passado, estreou nos palcos de Belo Horizonte.

Tecnologias. A montagem reproduz um programa de TV, filmado e revelado para a plateia em uma interface com o audiovisual. Magalhães aponta que a temática lida, além da questão do transformismo, com um contexto de contemporaneidade ligado ao entendimento das novas tecnologias. O ator aponta que “a TV já não é mais a mesma, a informação nos chega de forma diferente”. “Os jovens de hoje crescem com tablet nas mãos. Eles escolhem seus ídolos rapidamente e os descartam no segundo seguinte. E viver isso no mundo das celebridades traz algumas questões que precisam ser enfrentadas”, completa. “Simplesmente Marta” pode ser vista de quinta a domingo.

Serviço. Espetáculo “Simplesmente Marta”, com Cleo Magalhães, em cartaz na Funarte MG (rua Januária, 68, centro, 3213-3084), de quinta a domingo, às 20h, até o dia 29 de janeiro. Ingressos a R$ 10 (postos da Sinparc).

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.