Confusão

Alagoas: 'Não somos ingratos', afirmam moradores sobre estátua de Carlinhos Maia

Prefeitura de Penedo informou que obra só foi colocada no bairro Barro Vermelho para tirar fotos institucionais

Qua, 21/10/20 - 21h25
Natural de Penedo, em Alagoas, o comediante Carlinhos Maia foi homenageado pela prefeitura da cidade e ganhou uma estátua nesta semana. Mas a homenagem gerou tanta confusão entre os moradores da cidade depois de um vídeo ter viralizado pela internet mostrando a homenagem sendo levada embora num caminhão, que os moradores se retrataram e afirmaram que não são ingratos e nem contra a retirada do monumento. 
 
Em entrevista ao G1, os moradores, que preferiram não se identificar, afirmaram que foram atacados por várias pessoas depois da postagem dos vídeos. Segundo eles, em nenhum momento foi pedido a retirada da obra, apenas querem que também seja colocada a estátua do poeta penedense Toinho Pescador. "“Sabemos a importância de Carlinhos Maia para o turismo da cidade. Nós não somos cegos. Porém, também queremos valorizar uma pessoa que lutou pelo rio [São Francisco] e pelos pescadores", afirmou um morador. 
 
Antônio Gomes dos Santos, o Toinho Pescador, é penedense e pescador há mais de 72 anos. Ele é considerado um dos maiores defensores da causa ambiental e do Rio São Francisco. 
 
Procurada, a Prefeitura da cidade informou que além da estátua de Carlinhos Maia mais seis obras do artista sergipano Deolando Vieira da Silva foram encomendadas.  De acordo com o município, cada obra ficará no local tem que relação com homenageado. A homenagem só foi colocada na orla do Barro Vermelho, segundo a prefeitura, para fazer vídeos institucionais. Seu verdadeiro local vai ser a Vila São Francisco onde morou Carlinhos Maia.
 
Em seus stories no Instagram, Carlinhos Maia disse que o projeto da estátua não foi um pedido dele."Quiseram me colocar como representante da atualidade. É a nova era da internet. Então não fui eu que mandei colocar estátua, não. Mas eu já estou sabendo aqui que a estátua vai permanecer, ficar aí para que as pessoas tirem foto", disse entre brincadeiras sobre como o rosto dele foi retratado na imagem.
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.