Perda

Ator e diretor Antônio Abujamra morre aos 82 anos em São Paulo

Notícia foi confirmada pela TV Cultura, onde o ator e diretor apresentava o programa Provocações; causa da morte divulgada foi infarto

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 28 de abril de 2015 | 10:52
 
 
Antônio Abujamra morre de infarto aos 82 anos tv cultura/divulgação

O ator e diretor Antônio Abujamra morreu na manhã desta terça-feira (28), em São Paulo, aos 82 anos. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa da TV Cultura, onde  Abujamra apresentava o programa Provocações. O ator foi encontrado na casa onde morava, a causa da morte divulgada foi um infarto.

Antônio Abujamra nasceu em Ourinhos, no interior paulista, no dia 15 de setembro de 1932. Sua carreira teve vários marcos, podendo destacar que foi um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon em palcos brasileiros.

Entre os anos de 1955 e 1958, Abujamra começou a atuar como crítico teatral e fez as primeiras incursões como ator e diretor no Teatro Universitário, nas montagens de “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa; “À Margem da Vida” e “O Caso das Petúnias”, de Tennessee Williams; “A Cantora Careca” e “A Lição”, de Eugène Ionesco; e “Woyzeck”, de Georg Büchner.

Abujamra foi um dos primeiros encenadores brasileiros a adotar as técnicas contemporâneas de Bertolt Brecht e Roger Planchon. Desde 2000, apresentava o programa de entrevistas "Provocações", na TV Cultura.

A figura de Abujamra ficou fortemente associada a "Que Rei Sou Eu?", novela humorística do gênero capa-e-espada exibida pela Globo em 1989. Ele interpretava Ravengar, bruxo da corte do reino de Avilan, em 1786, antes da Revolução Francesa.

A novela agradou e surpreendeu o público habitual dos folhetins da emissora na faixa das 19h. O tom de interpretação melodramática foi bem aproveitado por Abujamra, que teve liberdade para exageros que marcaram o estilo maquiavélico de Ravengar.

Além de atuar, Abujamra era formado em filosofia e jornalismo.