'O Poder dos Museus'

Começa nesta segunda 20ª edição da Semana Nacional de Museus

Até o próximo dia 22, instituições culturais e museográficas de todo o Brasil oferecem uma vasta programação

Seg, 16/05/22 - 03h00
Fachada do Museu Histórico Abílio Barreto sedia o seminário "Conhecer para valorizar: o poder museal em construção e a conservação têxtil” | Foto: Nathália Turcheti/Divulgação

“O Poder dos Museus” é o tema que marca a programação da  20ª edição da Semana Nacional de Museus, que se inicia nesta segunda-feira em todo o país, seguindo até o dia 22. Como de praxe, instituições culturais e museográficas de todo o Brasil endossam a programação – quem quiser saber mais pode acessar os sites ou as redes sociais dos equipamentos para conferir atrações e horários. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que organiza a iniciativa, “o tema está presente em ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de funções sociais e criação de repertórios para o futuro”. “Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos”, salienta o texto da instituição. 

Um dos destaques é o seminário “Conhecer para valorizar: o poder museal em construção e a conservação têxtil”, que acontece hoje e amanhã, no Museu Histórico Abílio Barreto. A iniciativa apresenta ações de pesquisa e atividades práticas de preservação do acervo têxtil do equipamento. Inscrições disponíveis em mhab.fmc@pbh.gov.br.

Visitas mediadas também foram preparadas para o evento, mas é preciso fazer agendamento prévio. A atividade será oferecida no MHAB, no Museu da Imagem e do Som (MIS BH) e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.
Além de visitas guiadas, o Museu da Moda – Mumo lança nesta quarta-feira a mostra “Fuxicossistema”. Já no dia 20, oferece a Oficina Fuxicos e Vivências. O Projeto Pampulha Território Museus, parceria com o Instituto Periférico, traz o conjunto de atividades “Reflexões sobre Acessibilidade”, nos museus da Pampulha. O Museu de Arte da Pampulha (MAP), o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design lançam dispositivos que permitirão experiências de mediação sensoriais a pessoas cegas ou com baixa visão, mediante agendamento.

Circuito Liberdade. Vários equipamentos do Circuito Liberdade também prepararam atividades. O Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, por exemplo, realiza hoje o bate-papo virtual “Experiência ampliada em exposições de arte: um espaço para todo mundo”, sobre as possibilidades de fazer do passeio a exposições uma experiência ainda mais rica. Já amanhã e quarta, na Formação de Professores online “Conexão arte e educação: a importância das atividades em museus” será abordado o potencial que museus e centros culturais oferecem à educação.

No dia 19, haverá visita virtual à exposição “Serrapilheira”, do artista Raul Leal, com mediação do Programa Educativo e tradução simultânea em Libras. No próximo sábado, às 11h, a convite da Biblioteca Pública Estadual, a Casa Fiat de Cultura participa de um bate-papo sobre acessibilidade em equipamentos culturais em uma live pelo Instagram. E no fim de semana, participa da Estação Leitura Inclusiva na Bienal Mineira do Livro.
O Memorial Vale, por sua vez, oferece, de amanhã até o dia 31, durante o horário de funcionamento do espaço, a ação educativa “Museus e Poder”, em que o visitante é convidado a registrar suas impressões da visita por meio de post its, que posteriormente vão compor a instalação “SuperPoder dos Museus”. 

O Espaço do Conhecimento UFMG traz uma extensa programação gratuita: encontros educativos de museus de Belo Horizonte; oficina de neologismos; contação de histórias do continente africano; publicação no Blog do Espaço sobre as ações virtuais dos museus e seus públicos, live de astronomia e quizzes.

O MM Gerdau participa de uma roda de conversa coordenada pelo Sesi Museu de Artes e Ofícios que acontece amanhã, às 19h, no MAO (praça da Estação, 600). Participação também de outros equipamentos, como o Museu das Favelas e Quilombos Urbano.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.