Por todo o Brasil

Começa nesta segunda a 15ª edição da Primavera dos Museus

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, a iniciativa traz, este ano, o tema 'Museus: perdas e recomeços'

Seg, 20/09/21 - 07h20
A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, com duração de uma semana | Foto: Banner/Reprodução

Começa nesta segunda-feira, em todo o País, a 15ª edição da Primavera dos Museus que, em razão da pandemia do novo coronavírus, propôs o tema: "Museus: perdas e recomeços", uma reflexão sobre a atuação desses equipamentos nesse momento. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, a iniciativa conta, hoje, com mais de 680 inscritos (entre museus, centros culturais e instituições de memória) em todo o Brasil, que programaram cerca de 1.700 atividades, muitas delas, presenciais, sob os protocolos necessários. São  seminários, exposições, apresentações artísticas e debates, entre outras atrações. Presidente do Ibram, Pedro Mastrobuono enfatizou, em texto sobre o evento: "Como campos de convergência da experiência humana, sejam elas sociais, históricas ou artísticas, os museus proporcionam um reencontro conosco. Repositórios de vivências e emoções podem ser, também, ambientes individuais e coletivos de nossa capacidade de superação e reinvenção. Que seja, pois, um momento de respeito e reflexão frente às tristes perdas no mundo, mas também - tal como a arte presente em tantos desses espaços - de retomada e força à inesgotável capacidade humana de se reerguer, inspirar e florescer".

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e o Circuito Cultural Liberdade participam da efeméride com uma série de atividades, que ocorrem de forma presencial e virtual em museus do Estado e equipamentos do complexo cultural e em suas respectivas redes sociais. Entre os destaques, está a apresentação de um quarteto de cordas formado por musicistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no Museu Mineiro. Será nesta terça-feira (21), às 18h. No repertório, obras de Mozart e Piazzolla e os ingressos gratuitos podem ser retiraos no Museu Mineiro, distribuídos por ordem de chegada.

Em Cordisburgo, o Museu Casa Guimarães Rosa promove a oficina de miniaturas sobre o patrimônio material e imaterial de Cordisburgo “No só quase lugar, um patrimônio do tamanho do mundo”, nos dias 23 e 24. Já em Ouro Preto, nos dias 25 e 26/9, acontece a oficina “Passos de Guignard” - Passeio e oficina de fotografia digital no Circuito “Passos de Guignard”, promovida pelo Museu Casa Guignard.

Já em âmbito municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, participam o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som (MIS BH), Museu da Moda (MUMO), Museu Casa Kubitschek (MCK), Museu de Arte da Pampulha (MAP) e Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. Gratuitas, as atividades serão transmitidas no canal de YouTube da Fundação Municipal de Cultura e podem ser consultadas no Portal Belo Horizonte. "As atrações abordam temas como memória, arquitetura, sustentabilidade, experiências sensoriais, povos originários,  e em formatos variados, como debates, oficinas, podcast e vídeos”, ressalta Fabíola Moulin,  secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.