Diversidade

Festival Estudantil de Teatro faz edição virtual com 24 espetáculos

Edição 2020 começa nesta quarta-feira (18) e também terá a seção memória, debates e oficinas com Grace Passô e Janaína Leite

Por Letícia Fontes
Publicado em 18 de novembro de 2020 | 17:12
 
 

Consolidado no calendário cultural de Belo Horizonte, o Feto – Festival Estudantil de Teatro chega a sua 20º edição reforçando a tradição de resistência e resiliência dos jovens artistas. Realizado desde 1999, o evento, neste ano, traz 24 apresentações de grupos de diferentes lugares do Brasil a partir desta quarta-feira (18) em uma edição integralmente online, com transmissões via YouTube, Zoom e Instagram até o próximo dia 26. 

“Realizar essa 20º do Feto mediada pela tela em um contexto de tantas fragilidades e vunerabilidades é muito marcante”, alerta Luísa Monteiro, coordenadora de produção do festival que terá espetáculos divididos em duas categorias. O Teatro na Escola é dedicado a apresentação de grupos de estudantes do ensino regular, do fundamental ao médio. Já a Escola de Teatro é formada por aqueles que estudam a dramaturgia profissionalmente, que já estão ingressando no mercado.

Para ela, o festival é uma oportunidade de encontro, formação e de projeção de jovens no meio teatral. Luísa acredita na relevância da realização, apesar de todas as dificuldades enfrentadas em um 2020 conturbado. O perrengue, lembra, não foi pouco. 

"Estamos trabalhando nesse projeto desde o primeiro semestre, tentando viabilizar esse projeto neste cenário de pandemia. Apesar de todas as dificuldades, ficamos surpresos com o número de inscrições, que chegaram a mais de 150. Acredito que talvez esse novo formato online tenha vindo para ficar, talvez seja um formato híbrido dos festivais daqui para a frente", destaca. "Apesar dos pesares, é uma forma de fazer presente as trocas de vivência entre os artistas, proprocionando encontros e discussões", pontua Luísa. 

Programação

Na programação do festival, oficinas, bate-papos, rodas de conversa, e ainda, uma mostra de trabalhos artísticos inéditos, pensados para o modo virtual e para as plataformas digitais em formatos diversos (cenas curtas, websérie, podcast, performance, leitura dramática e formatos híbridos). A abertura do festival será feita com um debate ao vivo, a partir das 19h, sobre dramaturgia. Participarão Grace Passô, Janaína Leite, Luciana Campos e Sara Pinheiro, com mediação de Marcos Coletta. 

O público acompanha transmissões do festival, em tempo real, e em publicações de conteúdos audiovisuais gravados, nas plataformas Facebook, Instagram e YouTube @FETOteatro. Mais informações no site do festival.
 
Para a seleção das propostas, foram considerados os critérios: atualidade (trabalhos que dialogam ou foram adaptadas durante a pandemia para o virtual); criatividade e possibilidades artísticas; relevância temática (pautas sobre raça, gênero, LGBTQIA+, questões indígenas); diversidade de linguagem; distribuição regional e trabalhos nas periferias; representação do Ensino Público e urgência (processos interrompidos pela pandemia).