Cinema

Filme de Fernando Meirelles concorre a quatro prêmios no Globo de Ouro

O longa Dois Papas é uma produção da Netflix e rata da transição de poder entre Bento 16 e Francisco

Por Folhapress
Publicado em 09 de dezembro de 2019 | 17:05
 
 
Um dos principais nomes da recente produção brasileira, Meirelles ganhou notoriedade mundial após "Cidade de Deus" (2002) e "Ensaio sobre a Cegueira" (2008) Alexandre Ermel/Divulgação

Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, o filme "Dois Papas" está concorrendo em quatro categorias do Globo de Ouro. O longa é uma produção da Netflix, que dominou as indicações deste ano. A lista dos selecionados foi divulgada na manhã desta segunda (9), em Los Angeles.

O longa, que trata da transição de poder entre Bento 16 e Francisco, está na disputa como melhor filme de drama e roteiro. Os protagonistas Jonathan Pryce e Anthony Hopkins concorrem por melhor ator de drama e coadjuvante, respectivamente.

Hopkins interpreta o alemão Joseph Ratzinger, o primeiro papa da Igreja Católica a renunciar desde Gregório 12, em 1415. As razões que o levaram a tomar essa decisão ele contará ao argentino Jorge Bergoglio, o futuro Francisco, vivido nas telas por Jonathan Pryce.

"O filme fala muito sobre culpa e redenção", contou Meirelles em entrevista à Folha. " [É] sobre dois homens que têm problemas e que calharam de ser os líderes da maior organização no mundo."
As filmagens aconteceram em Roma em maio do ano passado, mas não no Vaticano, e sim na Cinecittà, estúdio da geração de cineastas italianos do pós-guerra. O longa estreou nos cinemas brasileiros na quinta (5) e, no dia 20, chega à Netflix.

Também foram divulgados os concorrentes em categorias de TV. A cerimônia de premiação, uma das mais importantes do cinema e da televisão, está marcada para o dia 5 de janeiro de 2020. A cerimônia será comandada pelo ator e roteirista britânico Ricky Gervais.  

Os vencedores são escolhidos pela entidade que reúne jornalistas de cinema de vários países sediados em Los Angeles.