Savassi

Flir propõe programação com debates e lançamentos

Segunda edição do Festival Livro na Rua reúne escritores, editoras e livrarias neste sábado (24) e até domingo (25), em BH

Sáb, 24/08/19 - 00h03
Pequenas editoras, como Impressões de Minas e Chão de Feira, vão participar do evento | Foto: Flir/Divulgação

Ouça a notícia

A proximidade geográfica entre as livrarias Quixote, Ouvidor e Scriptum, as três situadas na rua Fernandes Tourinho, entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas; fez aquela via ser alçada ao status de “Rua da Literatura” já há um bom tempo. Oficialmente, o nome foi firmado em junho deste ano, com um projeto capitaneado por livreiros como Alencar Perdigão, que, em 2017, junto à Câmara Mineira do Livro, realizou a primeira edição do Festival Livro na Rua (Flir), ali, no coração da Savassi.

 O evento, que chega agora à sua segunda edição, programa atividades hoje e amanhã naquele trecho, sendo que, no domingo (25), vai se estender até a Getúlio Vargas, com mais opções para as crianças, como contações de histórias. Mesas com bate-papos, lançamentos de livros e a presença de expositores, como pequenas editoras, também integram a programação.

Desta vez, o Flir vai homenagear o mineiro Eduardo Frieiro (1889-1982), escritor que assinou obras de ficção, como “O Cabo das Tormentas” (1936), além de outras ensaísticas – entre elas, o famoso “Feijão, Angu e Couve” (1950), considerado o primeiro livro especializado na culinária mineira.

“Eduardo era um amante dos livros, foi um grande autodidata, que tinha uma biblioteca maravilhosa, que hoje está na Academia Mineira de Letras. É dele também a obra ‘Os Livros, Nossos Amigos’ (1941), que nos inspirou de várias formas. Por exemplo, vamos ter algumas mesas que vão tratar da história do livro. Muita gente não sabe do processo que envolve a produção desse objeto. Então, isso será contemplado. Vamos ter alguns expositores que, inclusive, vão mostrar as técnicas tipográficas de produção de livros”, acrescenta Perdigão.

Os bate-papos terão início previsto para as 10h. Hoje, entre os convidados, figuram o nome dos escritores Maria Esther Maciel, Marcílio França Castro, Daniella Zupo e Jovino Machado.

Já amanhã, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, assim como a historiadora Heloísa Starling, vão participar de, respectivamente, um debate sobre biografias e outro sobre a coleção “BH: A Cidade de Cada Um”, da Conceito Editorial.

Autores

Durante o evento, a maior parte das ações vai acontecer na rua, mas dentro das livrarias também haverá alguns lançamentos. “Na Quixote, nós vamos lançar, neste sábado (24), ‘A Trilogia dos Inquietos’, de Ana Cecília Carvalho, e na Ouvidor, Frei Betto lança ‘Fé e Afeto: Espiritualidade em Tempos de Crise”, destaca Alencar.

Agenda
O quê. Segunda edição do Festival Livro na Rua (Flir).
Quando. Sábado (24) e domingo (25), a partir das 10h.
Onde. Rua Fernandes Tourinho, entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.
Quanto. Gratuito.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.