Somos Todos Itália

Gilberto Gil arrasa cantando "Volare" com a neta, Flor

Uma das obras mais icônicas do cancioneiro italiano, a música de Domenico Modugno narra um sonho

Dom, 05/04/20 - 15h04
Gil e Flora, afinados no italiano: "Nel blu dipinto di blu/felice di stare lassù" | Foto: Reprodução Instagram
Está ali, na Wikipédia. "Volare (Nel blu dipinto di blu)" foi a primeira canção a vencer o Grammy: aliás, foi lançada praticamente junto à láurea. É também uma das sete canções em língua estrangeira a atingir o topo da Billboard Hot 100[1]. No total, permaneceu durante cinco semanas (não consecutivas) no Hot 100, entre agosto e setembro de 1958. Independentemente de histórias, é uma das mais icônicas obras do cancioneiro italiano.
 
Agora, a composição, ganha uma nova versão: ao lado da neta Flor, de 11 anos, Gilberto Gil lançou a sua versão em homenagem ao povo italiano, pelo fato de ser um dos países mais atingidos pela Covid-19. A iniciativa é decorrente de um convite feito a Gil pelo movimento #WeareItaly (“Nós somos Itália”). 
 
“Gil aceitou o convite do Ministério italiano das Relações Exteriores e chamou sua neta Flor, filha de Bela Gil, para mandar, através da música, uma mensagem de apoio ao povo italiano. Eles escolheram a canção ‘Volare’, de Domenico Modugno. Noi siamo Italia!”, comunicou a página do cantor e compositor no Twitter. 
 
Ontem, o vídeo estava na primeira página de portais italianos como o do "Corriere della Sera".  Vale dizer que os dois mandaram bem no italiano. Moltissimo bene.
 
Confira o vídeo:
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.