Programação cultural

GRATUITO: Confira mais de 10 eventos de graça em BH neste fim de semana

Veja várias atrações 0800 na capital, como festivais, shows, sessões de teatro e cinema, feiras, tudo gratuito!

Por Luiz Cabral Inácio
Publicado em 19 de abril de 2024 | 07:00
 
 
No sábado (20) e no domingo (21), o Vinho na Vila faz sua primeira edição em BH, no Parque do Palácio, no Mangabeiras Foto: Vinho na Vila/divulgação

A sexta edição do Festival da Quebrada chega com tudo no fim de semana, com uma programação diversa que inclui shows musicais, espetáculos de dança, sarau, oficina e rodas de conversas em periferias de Belo Horizonte. O evento promove a conexão entre os artistas periféricos e seus territórios, estimulando a arte, a coletividade, a cultura e as discussões sociais nas comunidades.

Neste ano, recebem ações do Festival da Quebrada o aglomerado da Serra, o conjunto Santa Maria e o Ribeiro de Abreu. Cada dia, um dos territórios recebe as atividades, realizadas respectivamente na sexta (19), no domingo (21) e no sábado (27). Toda a programação é gratuita, sendo necessária a retirada de ingressos no site do Sympla apenas para os shows que acontecem no domingo (21) no conjunto Santa Maria.

Atrações
A programação do Festival da Quebrada inicia na sexta (19), no aglomerado da Serra, na praça do Cafezal (rua Bela Vista, 30). Abrindo o festival, a partir das 19h, o público poderá participar do Sarau da Favelinha, com o MC, cantor e compositor Vini Joe, e da Oficina de MCs. Outra atração é a apresentação do espetáculo de dança “Brinco de Ouro”, um manifesto artístico do grupo Favelinha Dance.

Já no domingo (21), a praça do Conjunto Santa Maria (rua Gentios, 1.271) será palco de grandes apresentações artísticas. A partir das 15h, tem Grupo do Bigode, seguido de DJ Teffy Angel, convidando ao palco o Grupo Identidade, e do grupo Simplicidade do Samba, convidando Filhas da Mãe Solicita, Sérgio Pererê e Lelê Cirino. O DJ Ws da Igrejinha sobe ao palco às 18h30. E, encerrando a programação, às 19h30, tem show do Swing Safado convidando Djonga. 

Sessão da Meia-Noite
Na sexta (19), a partir da meia-noite, será apresentado o filme “A Montanha Sagrada”, do diretor Alejandro Jodorowsky, na Sessão da Meia-Noite, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, centro). A retirada de ingressos gratuitos acontece no site do Eventim.

Espetáculo no Galpão Cine Horto
Em cartaz no Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3.613) de sexta (19) a domingo (21), às 20h, o espetáculo “Temporada de Caça”, da Minha Quase Companhia, de Curitiba, é uma opção de diversão. A peça conta a história de um grupo de candidatos que disputa uma cobiçada vaga de trabalho. A direção é do dramaturgo mineiro Vinícius de Souza e o texto é do paranaense Dimis. Ingressos com contribuição espontânea.

Vinho na Vila no parque do Palácio
No sábado (20) e no domingo (21), o Vinho na Vila faz sua primeira edição em Belo Horizonte, com foco em exaltar a excelência do vinho brasileiro e em especial a produção mineira. Serão 20 vinícolas, que vão apresentar seus principais produtos em sessões de degustação livre exclusivas, com rótulos especiais de safras limitadas. O evento, no parque do Palácio (rua Arquiteto Rafaelo Berti, 330, portaria 1, Mangabeiras), vai contar ainda com atrações gratuitas, como palestras, feirinha de produtores locais, wine bar, apresentações de jazz e cozinha show. A entrada no festival é gratuita, sem a necessidade de retirar ingressos. Porém, estão à venda no site do Sympla os convites para as sessões de degustação que permitem experimentar todos os rótulos disponíveis.

Juventude é tema de peça
O livro “Teatro de Machado de Assis: Alternativa para a Dramaturgia Brasileira” será, enfim, lançado em BH. A obra, escrita pelo pesquisador mineiro Nilton de Paiva Pinto, será apresentada ao público durante uma noite de autógrafos na Casa de Jornalista (avenida Álvares Cabral, 400, centro), no sábado (20), das 17h às 21h. A entrada é gratuita, e o livro revela uma faceta pouco explorada do autor de “Dom Casmurro”: o teatro.

Espetáculo “Flores de Coragem”
A Mimulus Cia de Dança apresenta o espetáculo “Flores de Coragem” no sábado (20), às 21h, no Centro Cultural Unimed - BH Minas. A peça é uma coletânea com os melhores momentos dos 30 anos da cia, com fragmentos de sete diferentes criações, e será seguida de um bate-papo com o público. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do teatro ou pelo Sympla.

Viés teatral de Machado de Assis
O coletivo nomeiodeparacom levará o espetáculo de dança homônimo para o Centro Cultural Pampulha (rua Expedicionário Paulo de Souza, 185), no sábado (20), às 15h. A peça, que foi criada há dez anos, retrata as juventudes, suas características e desejos. A apresentação faz parte do projeto “Circulação nomeiodeparacom 10 anos”, que vai movimentar BH até junho. A entrada é gratuita.

Curtas produzidos por jovens
Neste final de semana, o projeto Campos Culturais exibe ao público os dois curtas-metragens produzidos por jovens do Granja de Freitas e do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte. Os filmes “L4 Hit Favela” e “Emoções Periféricas” mostram o resultado da primeira ação do projeto na capital mineira, com a realização de oficinas gratuitas de cinema para moradores de 13 a 19 anos dos dois bairros. Além dos dois filmes, outros dois curtas-metragens nacionais serão exibidos. As sessões acontecem no sábado (20),  a partir das 17h30, na Quadra Morro do Papagaio; e no domingo (21), na Quadra Granja de Freitas, também a partir das 17h30.

Feirinhas no fim de semana
No sábado, (20), das 9h às 15h, tem mais uma Feira Fresca na avenida Carandaí, 418, no bairro Funcionários. Serão mais de 20 produtores com delícias produzidas localmente, chope gelado, música de qualidade. Já a Feira do Mineirinho tem mais uma edição no Shopping do Avião, na Cidade Industrial, em Contagem, no domingo (21), a partir das 8h. As atrações serão a dupla João Marcos e Maurinho e as bandas Diga Lá e New Orions. Ingressos gratuitos no Sympla.

Dica extra para quarta (24)
O Curta no Almoço, que integra o projeto FestCurtasBH, apresenta a última sessão de curta de abril na quarta (24), às 12h30, em sua nova sede, a Biblioteca Pública Estadual (praça da Liberdade, 21). Será exibido o filme “Vizinho Abdi”, de 2022.