TEATRO

'Hamlet', clássico de Shakespeare, ganha versão ensaística da Cia Práxis Arte

Erick Gallani, diretor do espetáculo audiovisual "OFF Hamlet", fala sobre a escolha da obra e sobre a experimentação

Qua, 07/04/21 - 11h47
Cena da montagem 'OFF Hamlet', da Cia Práxis Arte | Foto: Thiago Drummond/Divulgação

Escrita entre 1599 e 1601, a clássica obra “Hamlet”, de William Shakespeare, ganhou uma leitura inédita da Práxis Arte. A tragédia, sobre o príncipe da Dinamarca que é assombrado pelo fantasma do pai assassinado e que busca vingança, no espetáculo audiovisual “OFF Hamlet”, é contada de maneira ensaística, levando o público para os bastidores do desenvolvimento da peça, ao mesmo tempo em que apresenta os personagens e a narrativa. É como se, neste trabalho, a companhia teatral voltasse os olhos para o próprio processo teatral.

“Esta é uma montagem que mostra o ensaio de um grupo para a execução de uma peça, que no caso é ‘Hamlet’. E esse grupo de teatro pretende filmar a peça para uma mídia virtual. E esse é o desafio dos atores”, explica Erick Gallani, o diretor de “OFF Hamlet”. “E a escolha de trabalhar Shakespeare é justamente por ser um clássico. E o clássico permite diversas metáforas. Quero dizer: não tem a objeção de ninguém quanto a qualidade e a importância de um Shakespeare. Então, por isso, quando se pretende experimentar algo, nesse caso a linguagem, partir de um texto consagrado é essencial”, justifica Gallani.

O espetáculo audiovisual “OFF Hamlet”, realizado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, vai ser transmitido ao vivo no canal da Companhia Práxis, no YouTube. Mas, assim como nas arenas teatrais, a montagem vai cumprir uma temporada entre 6 e 11 de abril, sempre às 20h. Após esse período, o vídeo não ficará disponível nas mídias online.

“Infelizmente, após a temporada, o espetáculo não ficará disponível. Mas, ao mesmo tempo, acredito que isso é bom, porque mantem o interesse do público na temporada”, acredita Gallani, que vê a experimentação, o flerte entre o teatro e o audiovisual proposto em “OFF Hamlet”, como um passo para novos projetos. “Quanto menos a gente faz teatro, mais a gente quer fazer. Espero que ‘OFF Hamlet’ consiga dar o start e startar projetos que estão por vir”, disse ele à coluna Trem Pra Fazer, da rádio Super.

Ouça a coluna Trem Pra Fazer - rádio Super 91,7 FM Carregando...

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.