Artes Visuais

Inhotim anuncia novidades para novembro

Entre elas está a maior obra já construída de Robert Irwin, localizada em uma nova área aberta à visitação

Por Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2019 | 18:45
 
 
"Mix (Boom)", de Alexandre da Cunha, também está na mostra “Visão Geral”, que propõe provocar o debate de questões da escultura contemporânea, como abstração, tridimensionalidade e ressignificação de objetos do cotidiano

O Instituto Inhotim anunciou nesta quinta-feira inaugurações nas áreas de arte e botânica previstas para novembro. Estão entre as novidades: a maior obra já construída de Robert Irwin, localizada em uma nova área aberta à visitação; a exposição “Visão Geral”, com artistas contemporâneos brasileiros na Galeria Mata; uma instalação de Gisela Motta, Leandro Lima e Claudia Andujar; e um novo jardim poético, o maior do Inhotim.

Em concreto, aço inox e vidro artesanal, a nova obra permanente de Robert Irwin tem 6,3 metros de altura por 14,6 metros de diâmetro. Ficará no ponto mais alto do terreno da instituição, próximo ao Beam Drop, de Chris Burden, em uma área que até então não era acessível aos visitantes.

Na Galeria Mata estreia a exposição coletiva “Visão Geral”, que visa provocar o debate de questões da escultura contemporânea, como abstração, tridimensionalidade e ressignificação de objetos do cotidiano. Entre as obras, estão "Mix (Boom)", de Alexandre da Cunha; "Barril de petróleo"; de Iran do Espírito Santo; e "Seção diagonal", de Marcius Galan. Outra novidade importante é a instalação Yano-a, de Gisela Motta, Leandro Lima e Claudia Andujar, que ficará na galeria da artista no Instituto.

Uma boa notícia é que três obras icônicas para o Inhotim e para a arte contemporânea mundial serão reabertas ao público, após restauro. Caso de "De lama lâmina", de Matthew Barney. Também serão reabertas a Galeria True Rouge, de Tunga, e a obra "Narcissus Garden Inhotim", de Yayoi Kusama.

Já no que tange ao jardim botânico, Inhotim inaugura o jardim poético "Sombra e Água Fresca". Com 32 mil metros quadrados, será o maior jardim do Instituto, uma criação do paisagista Pedro Nehring para proporcionar aos visitantes uma experiência contemplativa e multissensorial. Todas as novidades serão reabertas ao público no dia 9 de novembro (sexta-feira), a partir das 9h30, com visitas mediadas especiais e um show de José Miguel Wisnik, às 15h, que acontece próximo à Galeria Mata.