Casa dos escritores

'Letra em Cena. Como ler...' apresenta especial 'Biblioteca'

Comandada por José Eduardo Gonçalves, a edição traz depoimentos de escritores (como José Eduardo Agualusa e Itamar Vieira Junior) sobre a vivência com esses espaços

Por Da Redação
Publicado em 27 de julho de 2021 | 18:15
 
 
Oli Gotting/Pixabay

A sessão do mês de julho do programa literário do Minas Tênis Clube, “Letra em Cena. Como ler…” tem como recorte a "casa onde todos os escritores têm morada": a biblioteca. O jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves, curador do programa, coletou depoimentos de escritores, jornalistas, editores, educadores e gestores desses espaços a fim de entender a importância e o lugar que as bibliotecas ocupam na sociedade.

A edição também celebra a futura Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas, que está na última fase de implantação, com um acervo de aproximadamente seis mil livros. O programa, que terá a leitura de textos da atriz e escritora Bruna Kalil Othero, será exibido nesta terça-feira, às 20h, no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube.

“Fizemos um programa focado não a um autor específico, mas ao local que abriga os livros. Conversei com várias pessoas e fiz algumas perguntas sobre o tema. As respostas vieram de acordo com a vivência de cada uma com a biblioteca. Ouvi experiências pessoais, depoimentos muito importantes, como do escritor Itamar Vieira Júnior, uma pessoa que veio de uma casa em que não se tinha o hábito da leitura, como contou na edição do Letra em Cena sobre Jorge Amado, exibido em junho”, lembra José Eduardo.

O escritor Luiz Ruffato foi outro nome que concedeu depoimento para a edição especial, contando como conheceu a biblioteca. “Eu acho que no momento em que você entra numa biblioteca você ganha a possibilidade de cavar os caminhos que deseja. Porque conhecimento não é algo que se impõe, é algo que se conquista, então, no momento em que você tem esse acesso, que você pode entrar numa biblioteca, de alguma maneira está se ligando a toda história da humanidade e, portanto, está também fazendo parte dela, está fazendo história”, observa o autor mineiro.

Além de Luiz Ruffato, estão no programa depoimentos dos escritores José Eduardo Agualusa e Itamar Vieira Junior, das educadoras Maria Antonieta Cunha, Bel Santos Mayer, Fabíola Farias, da bibliotecária Cleide Fernandes, do jornalista Rogério Pereira e do ilustrador Nelson Cruz. “É interessante ver como a vida das pessoas podem ser transformadas pelos livros e bibliotecas. Assistiremos, nesse programa, a depoimentos emocionados e emocionantes, pessoais e técnicos”, revela José Eduardo.

Serviço

Letra em Cena on-line: bibliotecas
Data: 27 de julho, terça-feira.
Horário: 20h.
Transmissão: canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube (youtube.com.br/minastcoficial).