Artes visuais

Andréa Azzi abre individual

De volta ao Brasil após passar quase três décadas na Suíça, a mineira mostra parte da sua produção recente na AM

Por Patrícia Cassese
Publicado em 05 de novembro de 2019 | 03:00
 
 
Uma das obras da mostra: produção recente Tiago Nunes/Divulgação

Quem sai deliciado do CCBB BH após conferir a mostra “Equilíbrio Instável”, de Paul Klee, talvez não saiba, mas sua viabilização traduz o empenho de uma mineira: Andréa Azzi. Foi ela que se incumbiu dos primeiros contatos com o Zentrum Paul Klee, de Berna, na Suíça, onde morou por quase 30 anos, para que as obras do pintor pudessem cruzar o oceano. É que, ao voltar a fixar residência na capital mineira, Andréa logo voltou a frequentar a praça da Liberdade, presente de forma marcante em sua memória afetiva. E se encantou com o CCBB, começando a pensar em trazer para cá a obra do suíço.

Etapa vencida, agora é a vez de a própria Andréa mostrar a sua faceta pintora. Hoje, ela inaugura “A Linguagem é uma Pele” na AM Galeria. “Sem dúvida, o que me orienta são as emoções. As cores me norteiam, e, neste ponto, sinto que me conecto muito com o Brasil. Tenho um carinho e um interesse grandes pelo meu país e pelo povo. Ao mesmo tempo, pelo fato de ter morado e estudado lá, também tive uma orientação acadêmica que não é, digamos assim, muito brasileira”, pontua ela, que, em sua formação, não refuta a influência também da arte abstrata e da pop art. “Esse trabalho que vou mostrar agora surgiu de 2017 para cá”, conta.

Sobre seu retorno a BH, Andréa diz que sentia falta dos laços familiares e, mais uma vez, cita o apreço pelo país no qual nasceu. “Queria ressaltar a importância da cultura e da liberdade de expressão em um país como o Brasil. Não podemos deixar que nos tirem o que temos de melhor: a criatividade, a arte e a nossa diversidade”.

Arrecadação de leilão vai para o Baleia

O Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1.201) sedia ,hoje das 19 às 22h, o I Leilão Beneficente do Hospital da Baleia, com cerca de 120 obras, de nomes como Yara Tupynambá, Chanina, Amilcar de Castro, Manabu Mabe, Di Cavalcanti, Selma Weissman, Marina Nazareth, Mário Lucio Zavagli e outros. O leilão terá transmissão pela Internet (iarremate.com/iarremate2/017/catalogo). Os recursos serão destinados a melhorias na assistência da instituição, que contabiliza 75 anos de existência, com atendimento em 25 especialidades.

Fique ligado

O quê. Andréa Azzi.
Onde. AM Galeria de Arte (rua do Ouro, 136. Serra – 3223-4209).
Visitação. Seg. a sex., 10 às 19, sáb., 10 às 14h. Até 30 de novembro.
Quando. Entrada franca.