Polêmica

Após desabafo de Pedro Cardoso ao vivo, programa se vê na berlinda

A Empresa Brasileira de Comunicação pretendia evitar que outros entrevistados soltassem frases como “Fora, Temer” no ar

Sáb, 25/11/17 - 02h00
Pedro Cardoso criticou emissora e abandonou programa ao vivo | Foto: Reprodução / EBC

Após a repercussão negativa da notícia de que o programa “Sem Censura” passaria a ser gravado, a TV Brasil voltou atrás e colocou uma edição ao vivo do programa ontem. A atração foi feita às pressas, já que os convidados do dia não foram divulgados nas redes sociais, como acontece normalmente. Até uma hora antes, a decisão era reprisar uma edição antiga. A ideia de fazer o programa gravado foi discutida após o desabafo feito ao vivo pelo ator Pedro Cardoso na edição de quinta (23).

A Empresa Brasileira de Comunicação, que administra a TV Brasil, pretendia evitar que outros entrevistados, inspirados por Cardoso, soltassem frases como “Fora, Temer” no ar. Porém, a possibilidade de exibir uma versão censurada do “Sem Censura” foi tão criticada que a emissora cedeu. Oficialmente, a assessoria da EBC diz que a ideia de gravar o “Sem Censura” nunca existiu e que opiniões diversas são bem-vindas e estimulam a liberdade de expressão.

No início do “Sem Censura” de quinta, Cardoso abandonou a transmissão ao vivo e disse que não poderia participar de um programa feito por uma empresa que está em greve. Funcionários da EBC pararam de trabalhar no dia 14 em busca de reajuste salarial. Em tom de revolta, o ator disse que não cabia a ele julgar a greve. “Mas eu, diante desse governo que está governando o Brasil, tenho muita convicção de que as pessoas que estão fazendo essa greve provavelmente estão cobertas de razão”, falou. Cardoso também reclamou ao vivo do presidente da EBC, Laerte Rimoli, que fez brincadeiras racistas com a atriz Taís Araújo nas redes sociais. “Ele fez comentários extremamente inapropriados a respeito do que teria dito uma colega minha, onde a presença do sangue africano é visível na pele”, discursou.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.