ViJazz & Blues

Arranjos mágicos de Deodato 

Festival será encerrado neste domingo (28) em Belo Horizonte, com show do renomado arranjador e pianista, no Sesc Palladium

Dom, 28/08/16 - 03h00
Experimentações. Deodato terá liberdade para improvisar com o quinteto que o acompanha no show | Foto: MARY ELLEN DEODATO/DIVULGAÇÃO

Um dos maiores nomes do fusion jazz no mundo, o pianista e arranjador Eumir Deodato é o convidado especial para encerrar a 10ª edição do festival ViJazz & Blues em Belo Horizonte. Ele se apresenta com um quinteto, neste domingo (28) à noite, no Sesc Palladium, mostrando arranjos inéditos das obras de Baden Powell e George Gershwin.

“É um show basicamente muito livre, formação de quinteto que favorece as harmonias distintas. Vou tocar com músicos que me acompanham há um bom tempo e estamos muito focados nesses arranjos novos de músicas que faço há tanto tempo e que agora estão sendo redescobertas por outras gerações”, diz Eumir. O show celebra os principais sucessos da carreira do pianista carioca nos EUA, principalmente os LPs “Prelude”, seu primeiro álbum solo fora do Brasil, e “Deodato 2”, ambos lançados em 1973.

No repertório, músicas como “September 13”, parceria com o baterista panamenho Billy Cobham, além de “Spirit of Summer” e Carly & Carole”

Além dos primeiros álbuns de carreira, Deodato também vai presentear o público com um arranjo diferente da famosa composição “Assim Falou Zarathustra”, de Richard Strauss, tema do filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick, que rendeu o Grammy Mundial ao arranjador brasileiro e a marca de cinco milhões de discos vendidos.

“Eu já perdia as contas das versões que fiz para esse arranjo. No ano passado tivemos a chance de convidar a Alice Caymmi para uma interpretação no Rock in Rio, foi demais. Para o festival, vamos fazer algo com suingue, energia. É bem difícil mexer nas estruturas de um tema tão clássico, que está gravado no imaginário das pessoas. Por isso, não faço nada completamente inovador e diferente da minha versão, mas mudam alguns toques, acrescento algumas coisas, sim”, diz o pianista.

No palco, Deodato estará acompanhado dos instrumentistas Renato Massa Calmon na bateria, Webster Santos na guitarra e no violão, Orlando Bolão na percussão, e Marcelo Mariano no contrabaixo.

FESTIVAL. O 10º ViJazz & Blues também aconteceu simultaneamente no interior do Estado, abrangendo shows em Ponte Nova, Viçosa e Juiz de Fora. Assim como na capital mineira, a cidade na Zona da Mata ainda recebe as últimas apresentações do evento neste domingo (28), com show da multi-instrumentista norte-americana Deanna Bogart e do grupo La Macchina, de Juiz de Fora. Também no último dia de apresentações, Viçosa receberá hoje, a partir das 16h, show em que Adriano Grineberg convida Ana Cañas, Daniel Grajew e Nilton Santiago.

Agenda

O QUÊ. 10º ViJazz & Blues

ONDE. Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, centro)

QUANDO. Neste domingo (28), às 20h

QUANTO. Os ingressos variam de R$ 10 (meia-entrada para a Plateia III) a R$ 40 (inteira para Plateia I).

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.