“The Voice Kids”

Batalhas começam neste domingo

Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Simone & Simaria preveem “programas emocionantes” no reality show

Sáb, 17/02/18 - 02h00
Treinadores se dizem eufóricos para as próximas etapas do reality “The Voice Kids” | Foto: Globo/divulgação

SÃO PAULO. A fase de audições às cegas acabou e, a partir deste domingo (18), as batalhas serão a tônica das edições do “The Voice Kids”, da Rede Globo. Nelas, cada técnico – Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Simone & Simaria – escolherá três integrantes de sua equipe para disputar uma única vaga. Assim, os embates reduzirão cada time de 24 para oito crianças.

“Esperamos programas emocionantes e shows incríveis, como se fossem apresentações de profissionais de carreira longa”, diz o apresentador do programa, André Marques.

Nesta etapa da disputa, já é possível destacar alguns favoritos a entrar na reta final. Entre eles, Lorena Fiori, 10, e Felipe Gaspar, 12. Ambos do time Simone & Simaria, eles já mostraram ter voz forte e carisma para vencer. Outros candidatos que merecem atenção especial são Luma Sobral, 12, comandada por Claudia Leitte, e Gio Ventura, 13, do time de Brown.

Claudinha ressalta que as análises nas batalhas serão complexas. “O principal diferencial para mim, além de uma bela voz, é sentir que o participante está passando um sentimento com a música e com a apresentação”, diz.

Já a dupla Simone & Simaria é uma atração à parte com seu jeito irreverente. “Estamos amando a repercussão, os comentários do povo e os memes”, diverte-se Simaria. Simone avalia o que está por vir. “Seguimos a voz do nosso coração, a emoção do momento para selecionar as vozes. Mas estamos atentas ao poder vocal de cada um para compor o nosso time”, declara.

Psicológico. Segundo os jurados do “The Voice Kids”, diversos profissionais, como psicólogos, trabalham por trás das câmeras para garantir que nenhuma criança perca o foco nem a felicidade com uma possível eliminação.

De acordo com Carlinhos Brown, os jovens estão sempre muito bem amparados. “O time ‘The Voice Kids’ conta com uma equipe que está atenta às necessidades dos participantes. Os jovens estão sempre acompanhados dos familiares, que também preparam os candidatos para aquele momento. Além disso, nós, como técnicos, tentamos sempre mostrar que se trata de uma experiência, e não algo definitivo na vida deles”, reforça o jurado.

Para Claudia Leitte, os bate-papos também são importantes para evitar tristeza. Em muitos casos, os meninos saem aos prantos por não terem sido escolhidos.

“A gente conversa com eles no palco ainda e tenta sempre mostrar que a participação no programa é uma parte da carreira deles, que eles não podem desistir. Já com quem entra na competição, a gente pensa na melhor música, no tom da apresentação e avalia as características pessoais para montar as batalhas”, conta.

Simaria, da dupla com Simone, costuma usar um exemplo próprio para consolar os eliminados. “Nós também já passamos por muitos concursos e não desistimos. A caminhada é longa”, salienta.

Dificuldades para dizer ‘não’

Não é fácil julgar uma voz em um reality musical. Se essa voz for de uma criança, então, é mais difícil ainda. De acordo com os técnicos do “The Voice Kids”, a missão de virar a cadeira e eleger quem deve permanecer na disputa tem ficado cada vez mais difícil.

“São muitas crianças boas que passam pelo palco. Se pudéssemos, aprovaríamos todas. Falar ‘sim’ e apertar o botão é maravilhoso. Difícil é dar um ‘não’. Mas sabemos que essa negativa é importante para o crescimento tanto profissional como pessoal delas”, avalia Simone.

Claudia Leitte também diz ter dificuldade para deixar tantos talentos de fora da disputa. E conta que o que mais atrapalha as crianças é a apreensão. “Às vezes, o potencial é enorme, mas o nervosismo toma conta. Eu tenho vontade de virar a cadeira sempre, porque sei o que as crianças sentem. Infelizmente, em alguns momentos, a gente precisa dizer ‘não’, mas a reação tem sido melhor do que eu esperava. A criança parece aceitar o ‘não’ de um jeito mais natural”, analisa Claudinha.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.