Música

Canções natalinas com arranjos diferentes quebram a rotina

Pelo quarto ano consecutivo, Trio Amadeus faz cantata surpresa na sacada do Museu Inimá de Paula

Ter, 16/12/14 - 03h00
Bela arquitetura do Museu recebe programação em sua sacada | Foto: BRUNO FIGUEIREDO / O TEMPO

Envolto por sacolas e no corre-corre corriqueiro das festividades de fim de ano ou exausto por mais um dia de trabalho maçante, o pedestre que passa pelo centro de Belo Horizonte no fim de ano, costuma estar com pressa e absorto numa atmosfera altamente poluída visual e sonoramente. Hoje, no entanto, quem passar pela esquina de rua da Bahia com a avenida Álvares Cabral ganhará um respiro quando o trio Amadeus fará um show inusitado na sacada do Museu Inimá de Paula. “As pessoas se assustam porque ninguém caminha olhando para cima, normalmente se olha para frante e para o chão”, diz Fábio Lopes, um dos integrantes do trio ao lado de Marcelle Chagas (o terceiro integrante varia de tempos em tempos).

No repertório do trio, estão as clássicas músicas que todos esperam escutar no período natalino, mas Lopes garante que eles fogem de todas as armadilhas que podem fazer a trilha sonora da ceia de Natal algo muito chato (como aquele disco da Simone). “Tocamos os sucessos internacionais de Natal, mas a gente tenta dar uma roupagem nova para as músicas. Tem também uma parte do repertório nosso”, pontua.

“Nossa ideia é que as pessoas possam parar e admirar a beleza da arquitetura do prédio do museu. Aquela fachada é muito bonita e a gente sempre teve a ideia de fazer alguma coisa nova ali”, revela. Com boa relação com a direção do museu, Lopes e a parceira Marcelle, propuseram, então, o concerto surpresa na sacada do museu. Ele acontece desde 2011.

Chegando à sua quarta edição, a apresentação é uma iniciativa que pretende se transformar cada vez mais e atrair públicos que venham a Belo Horizonte “somente” para ver o concerto de Natal. “Queríamos fazer um coral, já este ano, mas infelizmente, depende de questões financeiras que não conseguimos”, lamente Lopes.

Com pouco mais de uma hora de duração, o concerto, segundo o músico, consegue atrair um público grande. “Tem todo tipo de público, aquele que assiste uma música e vai embora. Mas o que a gente percebe é que as pessoas vão se permitindo um respiro e, aos poucos, vão, parando seu ritmo rápido para ouvir a música”, comemora o artista.

O quê. Cantata de Natal com Trio Amadeus

Quando. Nesta terça, às 18h

Onde. Sacada do Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1201, centro)

Quanto. Entra franca

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.