Concerto inusitado

Contrabaixo é protagonista com o quinteto DoContra

Músicos da Filarmônica de Minas Gerais colocam o instrumento a serviço de clássicos da MPB

Por Etienne Jacintho
Publicado em 20 de dezembro de 2019 | 03:00
 
 
Palco. Repertório tem Tom Jobim, Chico Buarque, Gil e Milton Nascimento Angelo Ávila/Divulgação

A Orquestra DoContra propõe uma experiência inusitada ao público: ver e ouvir o contrabaixo como protagonista de um concerto musical. O quinteto, formado por músicos da Filarmônica de Minas Gerais, deixa a música erudita um pouco de lado para apresentar grandes clássicos da MPB em apresentação nesta sexta (20), às 19h, no Memorial Vale.

“A ideia de criar o grupo veio da vontade de mostrar o contrabaixo e também de ampliar o repertório e inová-lo, para que a juventude se interesse mais pelo instrumento, que fica sempre no fundo de uma orquestra. No nosso show, ele vai para a frente do palco”, afirma o músico Neto Bellotto.

Para a apresentação, o quinteto criou um repertório rico em grandes nomes da música brasileira, como Tom Jobim, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Flávio Venturini, entre outros. “Fazemos também uma homenagem a Villa-Lobos, com ‘O Trenzinho do Caipira’, e até um pouco de forró”, conta Bellotto.

Esse repertório diversificado traz o que cada músico gosta de tocar e de ouvir. “Pensamos também na ‘tocabilidade’ do instrumento”, diz o músico, que quer apresentar o contrabaixo à plateia. “O concerto é um convite para as pessoas conhecerem a sonoridade desse instrumento”, explica Bellotto. Ele se mostra animado com a repercussão do DoContra: “Depois que o nosso grupo surgiu, vários outros apareceram, e isso nos deixa muito felizes, porque vemos a juventude acreditando no contrabaixo e no futuro deste instrumento”.

Depois do concerto no Memorial Vale, o quinteto viaja, em janeiro, para o interior de São Paulo e para Poços de Caldas, onde participará do Festival Música nas Montanhas. Em março, eles farão um show em São Paulo com Flávio Venturini.

Serviço: Orquestra DoContra no Memorial Vale (praça da Liberdade, 640), sexta (20), às 19h. Entrada gratuita (retirar ingressos com uma hora de antecedência).