Ars Nova

Coral da UFMG apresenta seleção nada convencional de peças natalinas

Concertos serão nesta terça (19) e quarta-feira (20)

Ter, 19/12/17 - 02h00
Preparação. Ensaio das apresentações com a regência de Linconl Andrade acontecem desde outubro | Foto: Duda Bona/Divulgação

Uma apresentação com clássicos natalinos que, no entanto, procura contornar as canções mais tocadas nesta época do ano. Esse é o tom do “Banquete de Vozes de Natal”, que promete encantar o público com um cardápio variado de vozes e arranjos com uma pitada de surpresa, nesta terça-feira (19), no Museu Inimá de Paula, e na quarta-feira (20), na catedral da Boa Viagem, durante as apresentações do coral Ars Nova, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Nós tivemos a seguinte ideia: vamos fazer as pessoas saírem de casa por algo especial. A intenção é provocá-las com uma ‘receita de bolo’ diferente. Vamos apresentar algo novo, mas sem fugir do espírito natalino’”, adianta o regente Lincoln Andrade.

No repertório, peças do moteto da Renascença ibérica, de Francesco Guerrero, com textos diferentes para cada voz, passando pelo brasileiríssimo Heitor Villa-Lobos e indo até o romantismo francês, de Camille Saint-Saëns. Uma seleção difícil, na opinião do regente, que está sendo meticulosamente elaborada e construída com músicos e solistas desde outubro para surpreender e encantar a plateia.

Durante todo o concerto, a música coral será acompanhada por uma orquestra de cordas, harpa, órgão, piano ou a capela.

“A harpa terá destaque, porque as pessoas se identificam muito com esse instrumento e nem sempre têm a oportunidade de poder escutá-lo em uma apresentação. Na peça de Camille Saint-Saëns, por exemplo, será executado em dez partes, com introdução de Bach”, adianta Andrade.

Um quinteto de metais também irá acompanhar o coral durante a apresentação. Ao todo, 60 pessoas estão diretamente envolvidas no espetáculo, dentre músicos e solistas. Na parte final da apresentação, que tem previsão de duração de 50 minutos, o público irá acompanhar uma versão nada tradicional das conhecidas canções natalinas.

“Será uma apresentação bem intimista e não posso adiantar muitas surpresas porque estragaria a festa. Será uma apresentação com um quê de quero mais para o próximo ano”, garante o regente.

Agenda

o quê. Recital “Banquete de Vozes de Natal”

quando. Terça (19) e quarta (20), às 19h30

onde. Na terça, Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1.201, centro). Na quarta, catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Sergipe, 175, Funcionários)

quanto. Gratuito

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.