Manifesto

Corpos tomados como instrumentos políticos

Cia. Carne Agonizante se posiciona por meio da dança e remonta espetáculo inspirado em Che Guevara

Sex, 01/07/16 - 03h00
Dançarinos repercutem questões sociais a partir do uso do corpo como ferramenta de posicionamento | Foto: Júnior Cecon/divulgação

O espetáculo “Estado Independente”, da Cia. Carne Agonizante, fez sua estreia em São Paulo, em 2009, e ficou um tempo fora do repertório. De volta ao cartaz, a peça, que é inspirada na figura e na luta do argentino Ernesto Che Guevara, encontra um novo contexto político.

“Infelizmente, é interessante remontar o espetáculo neste momento. Ele acaba virando um espetáculo-manifesto diante das tentativas de golpe branco e de Estado que estão acontecendo aqui no Brasil”, diz o coreógrafo Sandro Borelli. “A peça acaba por refletir a nossa situação e também a da América Latina, que está sob o risco de um fascismo generalizado. O que estamos fazendo é nos posicionando por meio da dança”, completa.

“Estado Independente”, que será apresentado no domingo, às 19h, no Grande Teatro do Sesc Palladium, se apoia na revolução política e poética proposta por Che e na sua permanência no imaginário coletivo. “Ele é um herói latino-americano. Foi um cidadão do mundo. Para este espetáculo, fizemos uma pesquisa intensa e profunda sobre a sua obra política e, quando o trazemos para a cena da dança, buscamos enfatizar a importância dos movimentos e coletivos contra o capitalismo selvagem”, conta o coreógrafo.

Criado por meio de metáforas, o espetáculo reflete a necessidade da busca por um mundo mais socializante e socialista. “O modelo capitalista está exaurido e construímos esse trabalho em cima dessas questões como uma forma de posicionamento”, pontua.

Como forma de compartilhar a pesquisa do espetáculo, o grupo realiza nesta sexta (1) o workshop “Corpo Como Instrumento Reflexivo e Político”, em uma reflexão sobre o corpo-cidadão como centro das investigações artísticas. As inscrições já estão encerradas. 

Agenda

O quê. Espetáculo “Estado Independente”

Quando. Domingo, às 19h

Onde. Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, centro)

Quanto. 1kg de alimento ou R$ 10 (inteira)

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.