Inauguração

Espaço Cultural Encontro Marcado abre suas portas

Mercado Distrital do Cruzeiro abriga as memórias do escritor Fernando Sabino

Qui, 11/10/18 - 14h53
Neste ano o grande escritor homenageado é Fernando Sabino | Foto: DIVULGAÇÃO

Ouça a notícia

Desde criança, o renomado escritor mineiro Fernando Sabino era um pensador compulsivo, de alma inquieta, e que buscava conhecer o que havia por trás das coisas. Para perpetuar este legado e manter viva a obra do autor, um espaço dedicado à memória de Sabino será inaugurado em Belo Horizonte em 12 de outubro, dia em que o escritor completaria 95 anos. Além de funcionar como registro histórico, o Espaço Cultural Encontro Marcado com Fernando Sabino abre as portas no Mercado Distrital do Cruzeiro com a proposta de promover a cultura e a educação entre os mais jovens. O espaço vai funcionar de terça à domingo, de 8h às 17h30.

 

O espaço será a sede permanente do projeto Encontro Marcado, que o Instituto Fernando Sabino já desenvolvia, há 13 anos, pelo interior de Minas Gerais. No total, mais de 70 cidades percorridas e um público de 800 mil pessoas. “É triste pensar que nenhum escritor mineiro tenha um espaço para sua memória em Belo Horizonte. Eu tentei por diversas vezes um espaço no Circuito Liberdade e nunca deu certo. Por isso, resolvi fazer a parceria com o Mercado Distrital do Cruzeiro e abrir um espaço independente”, pontua Bernardo Sabino, filho de Fernando e responsável pelo Instituto Fernando Sabino. “Não é um espaço careta, conservador”, completa ele. A inauguração também celebra os 95 anos de nascimento de Fernando Sabino. 

 

Uma exposição permanente contará a trajetória do escritor, junto com uma sala reservada para livros autografados por muitos escritores conhecidos e uma réplica do famoso banco da praça da Liberdade, inspiração para o canônico livro “Encontro Marcado”. “O espaço vai contribuir para perpetuar a obra de meu pai e reforçar a importância dele no cenário cultural de Minas Gerais. Além disso, será um importante polo de educação e disseminação da cultura para crianças e jovens. Essa atemporalidade da obra de meu pai e a possibilidade de dialogar sobre arte com todas as gerações por meio do legado dele é o que dá sentido ao projeto”, reforça Bernardo.

 

Em tempos de descaso com a história do país e má preservação de edificações históricas, a iniciativa do Instituto Fernando Sabino vai na contracorrente. “Qualquer espaço, no Brasil, que preserve a memória de um artistas de relevância é da maior importância. Vemos um grande descaso com a cultura, como o que aconteceu com o Museu Nacional que é uma tragédia de grandeza mundial. Por outro lado, a iniciativa da preservação de algo tão importante e tão esquecido e maltratado como a arte e a educação são de suma importância”, destaca Verônica Sabino, outra filha do escritor.

 

Programação

9h - Workshop - Desenho e pintura com Ana Carvalho representando personagens de Sabino

9h - Workshop - Graffiti com DMS - pintura de um grande painel coletivamente

9h - Oficina de percussão com o grupo Karakur

10h - Espetáculo “O Menino Sabino” - Cia. Conta Cantos

12h30 - Show - Charanga Pop

15h - Show musical “O mundo encantado de Sabino” - Grupo Todo Cultura

17h - Show - Projeto Latinaamérica

19h - Show - Mário Noia

21h30 - Show - Grupo Ritmos Urbanos

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.