Artes Visuais

Exposição 'Viagem Pitoresca pelo Mercado Central de BH' estreia na capital

Composições de Rita de Souza travam diálogo com a memória do espaço histórico

Ter, 25/02/20 - 03h00
Composições de Rita de Souza, inspiradas no Mercado Central, travam diálogo com a memória do espaço histórico para a capital mineira | Foto: Sergio Sambuc/Divulgação

O Mercado Central, todo mundo sabe, é um dos mais queridos cartões-postais de Belo Horizonte. Não bastasse a importância histórica, segue sendo um centro riquíssimo em insumos de todos os tipos e origens – em grande parte, mineiras, mas abrindo espaço também a culturas de outros Estados. E foi justamente essa diversidade, fomentada por situações que, apesar de cotidianas, muitas vezes passam despercebidas aos mais apressados, que motivou a artista Rita de Souza a fazer pequenas expedições por lá entre 2013 e 2015.

Nessa época, a belo-horizontina vivia no Canadá – retornava à sua cidade natal apenas uma vez por ano. Mas, de súbito, um dia se flagrou com a vontade de visitar o mercado com um objetivo bem-definido: circular pelos corredores a esmo, sem a pretensão de comprar nada. Dessas visitas nasceu uma série de fotografias que, mais adiante, deram origem aos desenhos reunidos na mostra “Viagem Pitoresca pelo Mercado Central de BH”, em cartaz no Centro Cultural UFMG. 

“A minha ideia, naquela época, era mesmo andar aleatoriamente pelos corredores. E aí o que me chamava mais atenção, eu fotografava, já com o intuito de, numa etapa posterior, fazer os desenhos. Tudo isso me veio à mente depois de eu ter morado fora do Brasil”, relata Rita. É que, ao voltar para Belo Horizonte, ela começou a perceber que situações corriqueiras, antes até ignoradas, passaram a adquirir outros contornos.

“Me refiro a elementos que acabam sendo muito comuns no dia a dia, mas que nós, às vezes, nem percebemos mais – pode-se dizer que ficam meio invisíveis. Passei a dar mais relevância a eles, compreendi que, culturalmente, tinham outro valor. Então, foi com esse olhar, como se eu estivesse realizando pequenas viagens lá, anotando tudo, que retornei”, completa ela. 

Linguagem

Diferentemente da fotografia, Rita ressalta que o desenho lhe permitiu dar ainda mais destaque aos objetos e alimentos capturados por ela naquele espaço.

“No desenho, você consegue escolher o que quer evidenciar. Os trabalhos que apresento não se baseiam em uma composição com vários objetos. Cada desenho concentra-se em apenas um motivo”, enfatiza.

Dessa forma, a mostra oferece ao visitante uma coleção de temas ligados ao Mercado Central e que também travam diálogos com a memória. “Eu acho que as imagens têm o potencial de trazer lembranças e de ativar histórias, sejam elas pessoais ou ligadas à nossa cidade ou país”, conclui. 

Serviço

Mostra “Viagem Pitoresca pelo Mercado Central de BH”, de Rita de Souza. A partir do meio-dia desta terça (25) até o dia 5 de abril; de terça a sexta, das 10h às 21h; sáb., e dom., das 10h às 18h, no Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174, centro). Entrada gratuita.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.