Música

Fusão entre o eletrônico e o repertório popular 

Donatinho traz a mistura de sintetizadores e ritmos regionais no show que realizará na praça da Savassi

Sex, 30/09/16 - 03h00
Processo. Donatinho incorporou sonoridades diversas encontradas no Brasil em seu álbum “Zambê” | Foto: Renato Pagliacci / Divulgação

O disco “Zambê”, de Donatinho, foi eleito o melhor do gênero eletrônico, em 2015, pelo Prêmio da Música Brasileira. Fruto da combinação de referências do house, do electro e do trip-hop, entre outros, com uma diversidade de ritmos regionais brasileiros, o álbum vai basear a apresentação do músico que acontece hoje, na praça da Savassi, dentro do projeto Som Clube.

A fusão entre as batidas eletrônicas e o samba, o choro, a moda de viola caipira, o ponto de candomblé e o carimbó se deu a partir de pesquisas do músico e da participação de outros artistas na gravação das canções, como a paraense Dona Onete e a maranhense Rita Benneditto. Donatinho explica que, durante o show, essas parcerias vão comparecer virtualmente.

“Todas as participações aparecem num telão. Além de Dona Onete e Rita Benneditto, surgem Luka, Totonho e os Cabra, toda uma galera com quem a gente está tocando. Isso torna a apresentação diferente do convencional. Ela oferece uma experiência sinestésica, porque esse show não é apenas para se ouvir. Ele é multimídia e traz esses elementos de vídeo junto com jogo de luz, além do meu próprio figurino, que é todo feito de LED”, detalha ele.

Junto com as faixas de “Zambê”, Donatinho conta que vai antecipar outras previstas para saírem no seu próximo projeto. “Eu vou mostrar algumas novidades, como a música ‘Dois Segundos’, que resulta da parceria com Julia Bosco. No próximo disco, vou explorar outros ritmos brasileiros que não estão no primeiro. O Brasil tem uma diversidade cultural grande e eu quero fazer essa fusão do regional com o eletrônico”, diz.

 

Agenda

O quê. Show de Donatinho

Quando. Hoje, às 18h30

Onde. Praça da Savassi

Quanto. Gratuito

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.