Diversão

Grupo Trampulim apresenta 2 espetáculos na tarde de domingo

Público de todas as idades pode conferir amanhã na Spasso, atrações gratuitas cheias de palhaçadas

Sáb, 21/09/13 - 03h00
Trampulim oferece sensibilidade e diversão para toda a família | Foto: João Castilho/divulgação

Cuidado. Você corre o risco de se tornar uma alegre vítima de uma invasão de palhaços, seguida por uma emocionante (e desengonçada!) história de amor. Com a promessa de bagunçar tudo que puderem ou até mesmo roubar uma lágrima escondida, o Trampulim apresenta dois espetáculos, amanhã, na Spasso Escola de Circo. A festa começa com feirinha de trocas e brincadeiras que envolvem crianças e adultos.

O primeiro espetáculo do dia será “Invasão dos Palhaços”, parte do repertório do grupo há 15 anos. Segundo a atriz Adriana Morales, os atores exploram diversos tipos de espaços: “A gente invade tudo quanto é lugar, como ônibus, em que o riso é passageiro, e até mesmo as casas das pessoas, em que chegamos com questionários em punho para criar um clima ‘non-censo’”, brinca. Ela explica que eles buscam instigar as pessoas a sair do lugar acomodado do dia a dia, a partir do olhar estrangeiro que o palhaço oferece: “Ele propõe outra lógica, outra visão sobre os lugares que as pessoas conhecem tão bem”, diz.

As invasões cresceram tanto que o Trampulim sentiu a necessidade de abrir o trabalho à participação de alunos, com o intuito de compartilhar a experiência de desconstruir o que parece inerte. Assim, oferecem oficinas em que aplicam dinâmicas formuladas a partir dos seus 18 anos de história, em conjunto com pesquisas realizadas com palhaços de renome mundial, como Tortel Poltrona ou Sue Morrison. “Uma que gostamos de usar é a em que todos os palhaços se juntam e começam a olhar para um ponto, como se acontecesse alguma coisa ali. Com o tempo, a plateia já está envolvida sem nem perceber, procurando identificar o que estão vendo”, relembra Adriana.

A atriz explica que o improviso gera diversas reações do público, portanto o palhaço deve estar preparado para tudo, inclusive para o fracasso: “Uma vez invadimos o aeroporto. Aí, estávamos recebendo todo mundo, na maior alegria, mas vi que tinha um cara bem triste. Entrei no jogo dele e falei: ‘poxa, desculpa, não queria te chatear, percebi que você não está gostando’. Ele respondeu que era porque a mãe dele também estava no voo, porém, dentro de um caixão. Minha reação foi oferecer, através da palhaça, um grande e sincero abraço. Ele saiu do nosso encontro sorrindo”, relembra emocionada.

“Uma Surpresa para Benedita”, o segundo espetáculo a ser apresentado amanhã, é bem diferente: “Ele tem dez anos, mas sempre traz frescor, por isso fazer parte da linguagem do palhaço”, esclarece Adriana. Ela ressalta que os grandes palhaços não tiram um espetáculo do repertório, porque ele sempre melhora. “É engraçado como sempre sofremos pressão para fazer o novo, o novo, o novo. Um espetáculo vai ficando gostoso mesmo após anos, pois descobrimos cada vez mais coisas, tornando ele mais forte”.

Agenda
O quê. “Invasão de Palhaços” e “Uma Surpresa para Benedita”
Quando. Amanhã, a partir de 15h
Onde. Spasso Escola Popular de Circo (avenida Francisco Sá, 16, Prado)
Quanto. Gratuito

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.