Literatura

Há 20 anos despontava o fenômeno 'Harry Potter'

Em 26 de junho de 1997, a escritora J.K. Rowling lançou o primeiro volume

Seg, 26/06/17 - 03h00
Marca. J.K. Rowling construiu um império a partir de “Harry Potter” | Foto: Carl Court / AFP

Há 20 anos, em 26 de junho de 1997, a escritora britânica J.K. Rowling publicou o primeiro volume de “Harry Potter”, depois da rejeição de dez editoras. Poucos livros podem ser comparados em termos de popularidade. Ele se chamava “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e foi seguido por mais seis livros, oito filmes, uma peça de teatro, parques temáticos, um percurso turístico na Escócia, uma exposição permanente em Londres e inúmeros objetos de marketing sobre o jovem bruxo.

Nascida em 31 de julho de 1965 em Chipping Sodhury, no Oeste da Inglaterra, Joanne Kathleen Rowling estudou Francês na Universidade de Exeter. Depois se mudou para Portugal para dar aulas de inglês e lá começou a escrever as aventuras de Harry Potter. Em 1992, se casou com um português, teve a sua primeira filha, Jessica, e em 1995 se divorciou e retornou para o seu país para se instalar em Edimburgo, na Escócia. Acabou o livro e encontrou uma editora, a Bloomsbury, em agosto de 1996.

Nascida em 1990 na imaginação da escritora, durante uma viagem de trem entre Manchester e Londres, a saga narra as aventuras de um aprendiz de bruxo chamado Harry Potter e de seus amigos Rony Weasley e Hermione Granger na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. A autora publicou sete livros entre 1997 e 2007 e cada um deles se passa durante um ano escolar. A história começa no verão de 1991, quando Harry Potter recebe a carta para entrar em Hogwarts. Embora existam sete livros, foram produzidos oito filmes, já que o último livro foi dividido em duas partes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.