Concerto

Homenagem da Filarmônica a italianos tem violista alemão

Músico da Sinfônica de Odense, na Dinamarca, Rafael Altino interpreta Berlioz

Qua, 18/09/19 - 03h00
O violista Rafael Altino vai gravar 28 peças feitas especialmente para ele tocar | Foto: Michael Benati/Divulgação

Rafael Altino viveu por uma década nos Estados Unidos, para onde se mudou aos 17 anos. Com bom humor, ele afirma que “nasceu, por um erro, na Alemanha”. “Os meus pais são músicos e, nessa época, estudavam na Alemanha”, conta. 

Com 6 meses, ele se mudou para Recife. Agora, se prepara para subir ao palco, pela primeira vez, em Belo Horizonte. Nesta quinta (19) e sexta (20), ele participa como violista convidado dos concertos que a Filarmônica de Minas Gerais realiza em homenagem à obra de dois franceses que saudaram a Itália: Hector Berlioz, com a peça “Haroldo na Itália”; e Georges Bizet, com “Roma”. 

Violista da Sinfônica de Odense, na Dinamarca, onde mora atualmente, Altino interpreta Berlioz. “É uma peça muito lírica, cada movimento tem um título, não é só allegro ou adágio, existe uma narrativa”, aponta o músico. Contente com o crescimento de peças para a viola, instrumento que ele escolheu graças a uma professora que lhe deu aulas de graça, Altino revela seu próximo projeto, com “composições para viola feitas por brasileiras”. 

Serviço. Concerto da Filarmônica, nesta quinta (19) e sexta (20), às 20h30, na Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto). De R$ 46 a R$ 140

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.