“Grandes Atores”

Marcos Palmeira relembra sua carreira  

Filho de Zelito Viana, ator fala das influências familiares para ingressar na arte

Qui, 02/04/15 - 03h00
Trajetória. Marcos Palmeira acumula personagens marcantes em novelas como “Renascer”, da Globo | Foto: canal viva/divulgação

“Ser ator é a capacidade de emocionar sem necessariamente estar emocionado”. É com estas palavras que Marcos Palmeira resume sua profissão no programa “Grandes Atores”, que vai ao ar hoje, às 23h, no canal Viva.

Nascido em berço embalado pela arte, o convidado desta edição da atração fala sobre como a família foi fundamental em sua escolha de se tornar um ator. Filho de Zelito Viana e sobrinho de Chico Anysio, Palmeira relembra sua infância já no universo artístico. “Minha casa sempre foi um set de filmagem. Nasci no meio da efervescência do Cinema Novo, com meu pai filmando com o Glauber Rocha. A gente fazia muito teatro em casa. Minha irmã (Betse de Paula) produzia e eu era sempre o protagonista. Fazíamos isso com meus primos mais velhos, Nizo Neto e Lug de Paula”, conta o ator, sobre os parentes, todos artistas.

Marcos Palmeira também lembra do incentivo que Chico Anysio sempre lhe deu para seguir na carreira artística. “Ele me dizia que via o dom nas peças que eu fazia, e falava com a minha mãe: ‘Tem que explorar o Marquinhos’, mas ela discordava: ‘Ele tem que estudar’”.

No programa, Palmeira traça uma linha cronológica a partir de sua formatura como ator na primeira turma da Casa das Artes Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro, passando por sua primeira atuação na Globo – no papel de Clisares, um homossexual afetado em “Chico Anysio Show” – até chegar aos memoráveis papéis em grandes tramas como “Pantanal” (1990), “Renascer” (1993) e o remake de “O Rebu” (2014).

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.