Literatura

O ofício da escrita em debate

Palestra com Laura Medioli e oficina de escrita criativa com a professora Barjute Bacha são realizadas na AML

Ter, 23/04/19 - 03h00
Escritora. Laura Medioli vai abordar o universo feminino na AML | Foto: arquivo pessoal

Ouça a notícia

Descendente de uma família de escritores, entre eles a mineira Maria Clara Machado (1921-2001), de quem é sobrinha-neta, a escritora e empresária Laura Medioli vai realizar uma palestra na Academia Mineira de Letras (AML), centrada no tema “Mulher Singular e Plural”, nesta quarta-feira.

O encontro na AML é fruto de um convite da Academia Feminina Mineira de Letras (Afemil), que é presidida por Maria Elisa Chaves Machado. Ela reforça que Laura deverá contribuir a partir de sua experiência como cronista, a qual é bastante apreciada por leitores de diferentes idades.

“Nós já a convidamos para participar de outros encontros, e o público que comparece é sempre diverso, porque a escrita dela atrai muitos interessados. A Laura é uma autora excelente, que faz parte de uma família de escritores. E ela mantém o mesmo nível do trabalho que foi realizado por eles. Além disso, a simpatia e a simplicidade dela atraem muitos leitores, por isso mesmo resolvemos promover essa palestra na Academia Mineira de Letras”, explica Maria Elisa.

A presidente da Afemil acrescenta que a entidade possui hoje 40 integrantes e completou, em 2018, 35 anos de trajetória. De lá para cá, tem sido responsável por difundir o trabalho e a pesquisa de diversas autoras, além de receber outros colaboradores, como o escritor Olavo Romano e o ex-secretário de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, que já participaram de bate-papos em sua sede.

Atualmente, um dos novos projetos do espaço é um concurso literário que vai homenagear a poeta Adélia Prado. “Nós queremos a partir desse projeto lançar um livro. O compromisso da Afemil é com a literatura e com a língua portuguesa. Nós queremos fomentar a escrita e, principalmente, abrir espaço para as escritoras. Sabemos que elas ainda são minoria na Academia Mineira de Letras, e precisamos promover a arte e a literatura das mulheres”, completa.

Barjute Bacha inicia oficina de escrita criativa

Oferecer a oportunidade de compartilhar os processos envolvidos na criação de um texto é um dos objetivos da oficina de escrita criativa ministrada pela professora Barjute Bacha, a partir desta terça-feira (23) na Academia Mineira de Letras.

O projeto baseia-se em exercícios de criação disparados por temas. “Nós discutimos questões ligadas à memória cultural e à sociedade, a partir da leitura de textos de autores diversos. Desde Padre Antônio Vieira a Paulo Leminski. Depois disso, os alunos têm entre oito e dez dias para produzirem textos que eles trazem para a sala e leem para o grupo”, detalha Barjute.

Saiba mais

A oficina de escrita criativa de Barjute Bacha, iniciada em 2017, deverá gerar um livro que será lançado em formato digital e impresso neste ano.

Agenda

O quê

“Mulher Singular e Plural”, palestra com Laura Medioli.

Quando

Quarta (24), às 15h.

Onde

Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes).

Quanto

Entrada gratuita.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.