Direto de BH

'Piriguete' lançou o ritmo no Brasil

Com melodia-chiclete, a canção estourou, e o termo acabou caindo nas graças do povo

Dom, 11/06/17 - 03h00
Outra. MC Papo também escreveu a música “BH É o Texas” | Foto: 0

Apesar de “Gasolina” ter ocupado o topo das músicas mais tocadas no rádio, pouca gente sabia que se tratava de reggaeton, uma vez que esse termo ainda era pouco difundido. De acordo com o músico e compositor de reggaeton Demerval Neves, que pesquisa sobre o gênero desde 2005, na época do lançamento do hit se falava pouco sobre o gênero.

“Nas pesquisas em que fazia, só encontrava conteúdo em inglês. Então, gravei músicas em CDs e distribuí para as pessoas do bairro onde morava”, afirma o baiano, que também criou um canal no YouTube e um site para reunir conteúdos sobre o ritmo.

No Brasil, um dos primeiros registros do reggaeton foi “Piriguete”, lançada em 2006 pelo rapper MC Papo, nascido em Bruxelas e criado em Belo Horizonte. Com melodia-chiclete, a canção estourou, e o termo “piriguete” acabou caindo nas graças do povo.

“Criei a música na época da primeira febre mundial do reggaeton. Como meus amigos do funk sempre me diziam que eu escrevia rap muito bem, resolvi tentar um reggaeton, pois as construções das letras de rap e de reggaeton eram muito próximas naquela época”, afirma.

O rapper diz que nunca deixou de gravar reggaeton, mas precisou apostar no funk. “Como não havia mercado pra isso no Brasil, continuei criando músicas de funk e rap e fazia um show que mesclava os três gêneros”, diz.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.