Ficção científica

Quarenta títulos compõem mostra com filmes dos anos 50

Alienígenas, monstros, animais gigantes e figuras grotescas são formas escolhidas para representar alguns dos sentimentos que se vivia na época

Seg, 22/01/18 - 02h00
“A Revanche do Monstro”, filme estadunidense de 1955, dirigido por Jack Arnold, compõe a mostra | Foto: reprodução

Desta terça-feira (23) a 1º de março, o Cine Humberto Mauro apresenta a Mostra Ficção Científica Anos 50. Serão exibidos cerca de 40 filmes do gênero ficção científica produzidos durante os anos 50, período considerado como a Era de Ouro do gênero. Alienígenas, monstros, animais gigantes e figuras grotescas são formas escolhidas para representar alguns dos sentimentos que se vivia nos anos 50.

“Todo esse contexto do pós-guerra está representado no universo da ficção científica. É uma amostragem dos anseios, dos medos, da paranoia do período. O monstro, seja ele uma nuvem assassina ou um escorpião gigante, é uma tentativa de mostrar o outro, o invasor, aquele que não conhecemos. Os filmes estadunidenses mostram a classe média amedrontada, as ideologias que estavam impregnadas no meio como o anticomunismo exacerbado. A lógica do alienígena retrata tudo o que representa o que não conheço e pode me destruir”, comenta Bruno Hilário, da Gerência de Cinema do Cine Humberto Mauro.

“Traçando um paralelo para os dias de hoje, podemos falar dessa polarização política entre direita e esquerda. Das fobias ao corpo LGBT, trans, da mulher”, completa.

Enfatizando que a programação traz um panorama mais completo da ficção científica, Bruno se concentra em três filmes para destacar alguns eixos dessa produção. Ele cita “O Dia em que a Terra Parou” (1951), de Robert Wise, “Vampiros de Almas” (1956), de Don Siegel, e o brasileiro “O Homem do Sputnik” (1959), de Carlos Manga.


Agenda

O quê. Mostra Ficção Científica Anos 50

Quando. Desta terça-feira (23) a 1º de março

Onde. Cine Humberto Mauro (av. Afonso Pena, 1.537, centro)

Quanto. Entrada gratuita

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.