Música

Radiohead processa Lana Del Rey por plágio do hit 'Creep', de 1993

Os dois, que são uns dos nomes mais queridos da música pop alternativa internacional virão ao Brasil neste ano

Ter, 09/01/18 - 02h00
Lana Del Rey confirmou que está sendo processada pelo Radiohead e que a banda está irredutível quanto a um acordo | Foto: BBC/divulgação / Sylvain Thomas/AFP

Lana Del Rey confirmou que o Radiohead a processou por considerar que uma de suas canções seria um plágio de “Creep”, um dos maiores sucessos da banda britânica, lançado no álbum “Pablo Honey”, de 1993. A cantora norte-americana afirma não ter se inspirado no hit para compor “Get Free”, a música que é analisada no processo e que integra seu mais recente álbum, “Lust for Life”. Lana confirmou a denúncia depois de que o tabloide britânico “The Sun” noticiou o embate.

“É verdade sobre o processo”, publicou a cantora nas redes sociais. “Ainda que eu saiba que minha canção não tenha sido inspirada em ‘Creep’, o Radiohead acha que foi e quer 100% (dos direitos) de autoria – eu ofereci até 40% ao longo dos últimos meses, mas eles só aceitarão 100%. Seus advogados estão sendo implacáveis, então vamos lidar com isso na Justiça”.

O Radiohead também já foi processado por plágio, justamente por “Creep”, em razão de sua semelhança com a música “The Air That I Breathe”, da banda The Hollies. Depois de um acordo, os compositores da música de 1974, Albert Hammond e Mike Hazlewood, foram incluídos nos créditos da composição do Radiohead.

Dois dos nomes mais queridos da música pop alternativa internacional, tanto Lana Del Rey quanto o Radiohead virão ao Brasil neste ano. Ela se apresenta no terceiro dia do festival Lollapalooza, em 25 de março, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Já o grupo capitaneado por Thom Yorke é a atração principal do Soundhearts Festival, que acontece, pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, no Parque Olímpico, em 20 de abril, e em São Paulo, no Allianz Parque, no dia 22 do mesmo mês.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.