Música

Raridades de Dylan para ouvir 

Site libera faixas do box com temas “perdidos” do cantor, previsto para 4 de novembro

Ter, 28/10/14 - 03h00
Inéditas. O novo “The Basement Tapes”, de Bob Dylan, traz faixas nunca lançadas | Foto: William Claxton/Divulgação

“The Basement Tapes Complete: The Bootleg Series Vol. II”, lançamento de Bob Dylan que reúne seis discos com gravações feitas em 1967, está sendo transmitido integralmente no site NPR Music antes de chegar às lojas, o que deve acontecer no dia 4 de novembro. A coleção inclui todas as gravações de Dylan para o álbum “Basement Tapes”, feitas com sua The Band nos meses seguintes a um acidente de moto que sofreu na época.

O disco foi lançado posteriormente, em 1975, mas parte do material permaneceu inédito. O trabalho inclui um total de 138 faixas. Delas, 30 eram consideradas “perdidas” e foram encontradas em um apartamento de Nova York. O achado gerou uma grande curiosidade entre os fãs, porque naquela época Dylan estava em pleno auge criativo – em maio de 1966 tinha acabado de lançar o clássico “Blonde on Blonde”.

Fechados e tocando em um porão, Bob Dylan e The Band gravaram versões de clássicos da música norte-americana e começaram a compor novas músicas, algumas das quais viriam a ser grandes sucessos, como “I Shall Be Released”. Após diversos rumores e a circulação de gravações piratas, em 1975 foi editada uma primeira edição de “The Basement Tapes”. No entanto, havia a suspeita de que existia muito mais material gravado ou perdido, que é o que agora será lançado. O último álbum do cantor é “Tempest”, de 2012. Dylan já sinalizou que outro trabalho deve ser lançado neste ano. Junto à edição completa de “The Basement Tapes”, será lançada uma versão reduzida da lista completa, formada por 38 canções em dois discos.

Escute as faixas CLICANDO AQUI.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.