Televisão

Rede Minas e TV Cultura juntas 

Emissoras públicas mineira e paulista fecham acordo de cooperação para produção e transmissão de conteúdo

Ter, 04/02/14 - 03h00
Novidade. O “Jornal da Cultura”, chefiado por Willian Corrêa, passa a integrar programação da Rede Minas | Foto: jair magri / divulgação

Depois de passar por um ano turbulento, a Rede Minas começa 2014 com uma novidade: a cooperação com a TV Cultura, na qual ambas emissoras transmitirão programas uma da outra. Assim, o canal mineiro passa a exibir o “Jornal da Cultura”, de segunda a sábado, às 21h, e, o “Roda Viva” ao vivo, todas as segundas-feiras, às 22h. Futuramente, as emissoras produzirão programas em conjunto.

Para o atual presidente da Rede Minas, Julio César de Andrade Miranda, a parceria vai ser benéfica para os mineiros. “A qualidade dos programas transmitidos vai aumentar com essa parceria. Isso é muito bom para o público, que terá acesso a programas nacionais e de alta qualidade”, comenta.

Quem explica as vertentes do acordo é o diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura, Marcos Mendonça. “Há outros lados da parceria, como a ideia de criar programas juntos que sejam feitos em Minas Gerais, pois temos muito interesse em difundir o patrimônio e a história do Estado, além do interesse de efetivar uma colaboração jornalística entre as emissoras”, adianta.

Miranda salienta sua satisfação ao fechar a parceria com a TV escolhida como o canal que tem a segunda melhor programação do mundo, segundo uma pesquisa feita pelo instituto Populus, encomendada pela rede BBC, cujo canal BBC One ficou em primeiro lugar.

Do outro lado, Mendonça comemora o título recém conquistado. “Foram pesquisadas mais de 60 emissoras de televisão do mundo. Por isso, o resultado nos deixa muito contente porque no Brasil ficamos ‘de longe’ em primeiro lugar. E, agora, o público de Minas terá acesso a esse conteúdo consagrado”, comenta.

Intensificação. Telespectadores do canal mineiro já contavam com programação nacional desde 2008, quando foi selada uma parceria com a TV Brasil, a qual, segundo Miranda, não terá alterações. “Estamos fazendo uma intensificação das parcerias”, diz o presidente, aproveitando para explicar que havia um processo de triangulação no qual a TV Brasil passava alguns programas da TV Cultura. “É mais seguro para a Rede Minas não existir esse intermédio e também melhor para os telespectadores, que poderão acompanhar programas ao vivo ao invés de reprises”, diz.

Ele se refere ao “Roda Viva”, que antes era transmitido pela Rede Minas uma hora depois da TV Cultura. “A transmissão ao vivo do ‘Roda Viva’ dá a oportunidade para que o público mineiro envie perguntas na hora. Além disso, o programa contará esporadicamente com nossos jornalistas na bancada”, adianta.

“Também teremos o ‘Jornal da Cultura’, que é diferente de todos os outros porque ele sempre conta com duas opiniões divergentes sobre o mesmo assunto, estimulando o debate e dando a oportunidade do telespectador tomar a decisão que quiser sobre aquele assunto, independente do posicionamento editorial do veículo”.

O acordo entre as emissoras prevê que todos os conteúdos da TV Cultura possam ser exibidos na Rede Minas.

A parceria promete ser benéfica também para os funcionários da emissora, que terão novas oportunidades. “Já conversei com Wilian Corrêa (coordenador geral de jornalismo do canal paulista e apresentador do “Jornal da Cultura”) e viabilizaremos a ida de alguns jornalistas da Rede Minas para cobrir folgas e férias de outros profissionais da TV Cultura. Isso dará mais visibilidade e possibilitará a troca de experiência entre eles”, comenta.

Em nota, a assessoria de comunicação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela TV Brasil, confirmou que a parceria com a Rede Minas continua. A emissora transmite na sua programação produções da emissora mineira como “Alto-Falante”, “Rede Jovem e Cidadania”, “+Ação” e “Diverso”.

Nova etapa. No âmbito geral, a associação entre as emissoras públicas mineira e paulista faz parte de uma nova etapa do canal público mineiro que, em 2013, passou por momentos difíceis com as contestações contra o concurso para novos funcionários.

“Estamos em um momento que a TV vai comemorar 30 anos e também preparando a nova sede no Barro Preto, e a parceria faz parte desse novo momento da Rede Minas”, diz a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

Os primeiros resultados do concurso, referente aos cargos que não exigem provas técnicas, serão divulgados em fevereiro, e os selecionados serão chamados em abril. Os demais cargos terão resultados anunciados em junho e homologação no mês seguinte.


Programação

Rede Minas reorganiza grade e programas ganham novos horários de exibição.

“Opinião Minas”, às 8h15

“Agenda”, às 19h30

“Brasil da Gerais”, às 20h

“Palavra Cruzada”, quartas, às 22h

“Causo do Dia”, às 20h55

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.