Políticas públicas

Sopro de esperança para o balé 

Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa solicita manutenção do Ballet Jovem

Sex, 27/03/15 - 03h00
Manifestação. Bailarinos seguem protestando pela permanência do Ballet Jovem | Foto: LINCON ZARBIETTI / O TEMPO

A votação do orçamento do Estado para 2015 realizada ontem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, aprovou emenda que destina mais de R$ 400 mil para a Fundação Clóvis Salgado (FCS). A verba pode ser utilizada pela fundação de acordo com seus interesses. Porém, de acordo com Andréa Maia, diretora artística e ensaios do Ballet Jovem do Palácio das Artes, que esteve presente na plenária, o deputado Tiago Ulisses (PV) disse que será solicitado que R$ 200 mil desse montante seja utilizada em benefício do Ballet Jovem.

O projeto, dedicado à profissionalização de bailarinos, foi cortado de forma abrupta no último 3 de março sob a alegação de falta de recursos para a iniciativa, que é mantida por meio de leis de incentivo. Na última quarta-feira (25), em reunião da Comissão de Cultura da Assembleia, formada pelos deputados Ione Pinheiro (DEM), Wander Borges (PSB), Cristina Corrêa (PT), Thiago Cota (PPS) e Bosco (PTdoB), com a presença de representantes do Ballet Jovem, dois requerimentos foram aprovados e serão encaminhados à Secretaria de Estado de Cultura. A Comissão solicita providências quanto à manutenção do projeto, assim como a disponibilização de instalações da fundação para as atividades do grupo.

Os deputados requerem ainda que o Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, apresente os programas e projetos para o próximo quadriênio, em audiência pública da Comissão de Cultura, com a participação de representantes de entidades culturais e da sociedade civil, de forma a colher sugestões para aprimorá-los. (Joyce Athiê)

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.