Música

União feminina de vozes do samba autoral mineiro

Formado pelas cantoras Cinara Ribeiro, Giselle Couto e Marina Gomes, coletivo Cai Dentro faz show hoje

Ter, 20/09/16 - 03h00
Poder feminino. Da esquerda para a direita, as cantoras Cinara Ribeiro, Giselle Couto e Marina Gomes | Foto: Pablo Bernardo e Alexandre Rezende / Divulgação

Esqueça aquela imagem masculina do samba, com homens predominando as rodas. Percorrendo caminhos abertos por precursoras como Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara, as mulheres vêm cravando seu espaço no ziriguidum, transbordando cantoras, compositoras e instrumentistas pelo Brasil. Prova disso é o coletivo Cai Dentro, formado pelas mineiras Cinara Ribeiro, Giselle Couto e Marina Gomes. As três cantoras se apresentam hoje, no Samba Rooms Hostel, pelo projeto Meu Samba É Assim.

Realizada pelo Estúdio Pato Multimídia, a iniciativa busca dar espaço ao samba autoral de Minas Gerais. “A gente costuma cantar clássicos do samba e músicas de nossa autoria, mas, nesse show, faremos um repertório inteiramente autoral”, conta Marina Gomes, ressaltando que cada uma das cantoras vai apresentar quatro músicas próprias.

O trio sobe ao palco acompanhado por Andinho Santo (violão), Alexis Martins (cavaco), Rogério San e Cléber Martins (percussões). “Nos nossos shows, não tem isso de cada hora uma canta. Cantamos juntas, mostrando a nossa força. Ainda que uma esteja solando, as outras estão ali fortalecendo, fazendo coro”, continua a cantora. “O coletivo surgiu do intuito de fortalecer os trabalhos das três cantoras, trazendo-os para a coletividade, uma vez que estamos no mesmo nível de carreira”, completa Marina, lembrando que as três lançaram, recentemente, seus discos de estreia.

Sobre a afirmação feminina no samba, ela defende que o cenário está mudando nos últimos anos. “Eu vejo cada vez mais mulheres alcançando espaço no gênero, que sempre foi predominantemente masculino”, assinala. “Acredito que esse tipo de iniciativa coletiva, como o projeto Cai Dentro, fortifica muito a valorização das mulheres no samba”, conclui a cantora.

Agenda

O quê. Meu Samba É Assim apresenta coletivo Cai Dentro

Quando. Hoje, às 20h

Onde. Samba Rooms Hostel (avenida Bias Fortes, 368, Lourdes)

Quanto. R$ 15

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.