Fumaças coloridas

Musical infantil 'Manoletra' estreia no Sesc Palladium

O trabalho é realizado no Centro de Criação Para Atores e Diretores, com orientação do Grupo Oriundo de Teatro

Por Joyce Athiê
Publicado em 15 de dezembro de 2017 | 03:00
 
 
Espetáculo explora as possibilidades da palavra e da poesia no musical César Coimbra/divulgação

Qual palavra seria capaz de transformar o mundo em que vivemos? É o que busca Manoletra, uma criança que dá nome ao musical infantil que faz sua estreia nesta sexta-feira (15), no Sesc Palladium. O trabalho foi desenvolvido dentro do Centro de Criação Para Atores e Diretores, o Cecad, desta vez, com orientação do Grupo Oriundo de Teatro, que trilha seus caminhos próprios pelos campos do musical e do infantil.

“O que nos motivava desde o começo era que tivéssemos uma pesquisa de linguagem para o público infantil que não fosse convencional, do formato comercial, com influência da TV, da cultura norte-americana, que é algo que o Oriundo já desenvolve”, comenta Bremmer Guimarães, que divide o palco com César Coimbra e Humberto Câmara, ex-ator de Os Fodidos Privilegiados, fundado por Antônio Abujamra. Humberto também assume a direção e assina o texto ao lado de Bremmer. “Pesquisamos muito a palavra, refletindo os tempos em que vivemos e questões como a diversidade, a necessidade de diálogo e do convívio com discursos tão diferentes e presentes na nossa sociedade”, completa Bremmer.

No mundo em que vive Manoletra, as guerras se fazem pelas palavras e os ataques são de fumaças vermelhas e azuis. “As pessoas brigam por palavras, para ver quem tem mais”, conta Bremmer. Manoletra vive no local de descarte de palavras, um lixão, onde seu pai foi atingido pela fumaça que o faz dormir. No meio das palavras descartadas, Manoletra busca uma nova para salvar seu pai.
“A palavra é central. As músicas e os personagens trazem trava línguas, duelo de rimas. Abordamos a internet, que traz essas palavras virtuais que transitam por todos os lados, e trazemos também a questão da alfabetização, da brincadeira com a linguagem”, afirma o ator.

Serviço. Musical infantil “Manoletra”, nesta sexta (14) e sábado (15), às 16h30, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420 - Centro). Entrada gratuita.